4 combinações de queijos e vinhos para você experimentar

4 combinações de queijos e vinhos para você experimentar

4 combinações de queijos e vinhos para você experimentar

Queijos e vinhos são uma clássica combinação muito apreciada no Brasil e no mundo. Esta harmonização agrada diversos paladares e é muito comum no clima mais frio. Apesar de ser muito popular atualmente, a harmonização começou durante a Idade Média, na França. A produção do laticínio nesta época estava se expandindo e o país já era reconhecido mundialmente pela qualidade das bebidas produzidas na região. O casamento entre o queijo e o vinho aconteceu pela fama e crescimento dos dois produtos.

Além da região, ambos os produtos possuem várias características em comum, como a influência geográfica e o clima. Aqui no Brasil, o queijo se faz muito presente no café da manhã, almoço e jantar, em pratos mais simples, como pizzas e sanduíches, até receitas mais elaboradas, como massas e molhos.

Porém, você sabe quais são os queijos que melhor harmonizam com determinados tipos de vinhos? Os sabores específicos requerem um parceiro ideal para fazer a combinação perfeita. Confira abaixo algumas harmonizações sem erro para você degustar:

  • Queijos frescos ou de pasta mole, como muçarela, muçarela de búfala, queijo minas frescal, ricota, queijo coalho ou queijo brie combinam muito com vinhos brancos, levemente aromáticos. Experimente com o nosso Terras Sauvignon Blanc. Você encontra ele em nossa loja online. Clique aqui e saiba mais.
  • Os queijos de média maturação, como queijo prato, meia-cura e cheddar combinam com vinhos tintos secos. Nossa sugestão é o nosso lançamento Armando Pinot Noir. Você pode encontrar ele em nossa loja online. Clique aqui para saber mais.
  • Se você prefere queijos de pasta dura e maturação longa, como o parmigiano, provolone ou o pecorino, sirva eles como aperitivo junto de espumantes secos elaborados através do método tradicional. Indicamos o Peterlongo Vita Sur Lie, nosso espumante premiado. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
  • Para quem quer inovar e servir queijos como gorgonzola, roquefort ou stilton, prefira vinhos com passagem por barricas de carvalho, como o Armando Winemaker Signature Touriga Nacional. Clique aqui para adquirir o seu.

Lembre-se sempre que queijos e vinhos tem gostos e características particulares que devem ser levadas em consideração na hora da harmonização. Porém, seu gosto pessoal é o que prevalece no momento da escolha. Sinta-se a vontade para criar novas combinações e compartilhe com a gente a sua experiência!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos