5 dicas para armazenar corretamente vinhos na sua casa

5 dicas para armazenar corretamente vinhos na sua casa

5 dicas para armazenar corretamente vinhos na sua casa

Uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho vem ganhando novos adeptos a cada dia. Neste momento de reclusão obrigatória das pessoas em suas casas o aumento do consumo de vinhos aumentou.

 

Com esse aumento nas compras surge uma dúvida: como devo armazenar os vinhos na minha casa? Pensando nisso trouxemos 5 dicas para você manter a bebida bem acondicionada até o momento do consumo, sem perder qualidade.

 

1 – Local de armazenagem: o ideal é buscar por um espaço escuro, que não tenha incidência direta de luz solar ou iluminação artificial. Também é importante cuidar para que as garrafas não fiquem próximas ao calor (fogão, por exemplo) ou perto de alimentos ou produtos com aromas muito fortes. Devido a estas características, o pior local da casa é a cozinha.

 

2 – Posição: se for uma garrafa com rolha, o ideal é deixá-la na horizontal, mantendo o contato direto com a rolha, o que a mantém úmida e permite a entrada ideal de oxigênio. Evitar ficar trocando muito de lugares, pois o vinho não gosta de movimento.

 

3 – Temperatura: evite mudanças bruscas de temperatura, cuide para que a mesma se mantenha constante, de preferência entre 10ºC e 15ºC.

 

4 – Umidade: se a umidade for muito baixa (abaixo de 50%), é possível que as rolhas ressequem e ocorra troca de oxigênio. Umidade muito alta (acima de 80%) também é prejudicial, podendo mofar os rótulos, portanto, o ideal seria manter entre 65% a 75%.

 

5 – Tempo de guarda: a história de que quanto mais velho o vinho melhor não vale para todos. Os tintos jovens devem ser consumidos em até 2 ou 3 anos. Os vinhos de guarda podem se manter armazenados por 5 a 10 anos. Vinhos brancos, rosés e espumantes charmat devem ser consumidos jovens. É importante ficar atento às orientações do rótulo.

 

DICA BÔNUS: se sobrou vinho na garrafa, armazene na geladeira, por no máximo 5 dias, porém evite deixar na porta, local que mais sofre movimentação.

 

Agora que você já sabe como armazenar corretamente os vinhos, aproveite os kits Peterlongo.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos