5 receitas que você precisa fazer usando espumante

5 receitas que você precisa fazer usando espumante

5 receitas que você precisa fazer usando espumante

Que o espumante caiu no gosto dos vários públicos, isso já não é mais novidade. Seja na noite de festa com os amigos, no jantar especial com seu amor, na confraternização de final de ano com toda a família reunida, enfim, sempre haverá espaço para a apreciação de um bom espumante a qualquer momento. Mas nem só de drinks e brindes vive essa bebida suave e ao mesmo tempo marcante. As suas perlages estão chegando aos pratos e panelas dos consumidores. Isso mesmo, o espumante vem sendo muito usado como ingrediente para diversos tipos de pratos.

Nem tudo está perdido

Às vezes, a garrafa de espumante que foi aberta não é consumida por completo, fato ocorrido principalmente nas celebrações de Réveillon. Despejar todo aquele líquido fora é de cortar o coração, mesmo a bebida tendo perdido grande parte da sua principal característica, que são as borbulhas. Neste caso, lembre-se que para conservar ao máximo suas perlages a bebida deve estar sempre resfriada, pois quanto maior for a temperatura ambiente, mais rapidamente são liberadas as bolhas de dióxido de carbono e, consequentemente, perde-se o gás. Caso você se depare com essa situação, existem duas alternativas: assim como para os vinhos tradicionais, o mercado oferece diversos acessórios para vedar novamente a garrafa com o restante da bebida. Para saber mais sobre a conservação e acessórios disponíveis clique aqui. A outra opção é usar a bebida como ingrediente, para você ter uma experiência diferente ao utilizá-la como ingrediente surpresa em uma receita especial.

Dando mais sabor ao prato

Ao perder as suas bolhas, seja por ficar muito tempo aberto, seja por ser servido na temperatura inadequada, sua apreciação já não é a mesma. O gosto esquisito torna sua degustação não tão agradável assim. Porém, a bebida pode ser usada como um complemento bastante versátil para diversos pratos. A bebida dá corpo a marinadas, equilíbrio em caldas de frutas, uma suavidade para seu risoto favorito e, até mesmo, uma adocicada em sopas.

A dica é: qualquer receita que pode levar um toque de vinho branco em sua composição, também pode receber um pouco da suavidade particular do espumante. Mas cuidado para não exagerar na dose e o doce do espumante comprometer seu prato. Apesar de ser uma bebida que simboliza requinte e sofisticação, ela pode dar um upgrade em pratos mais simples. Cerca de um quarto ou metade de uma xícara da bebida é o suficiente para dar um toque diferenciado no seu cardápio. Por isso, vamos sugerir cinco receitas simples e que você não pode deixar de provar com um toque de espumante:

Caldo de espumante

A bebida promove uma bela harmonização com espumantes. Por que então não fazer parte dela? Esse caldo é uma sobremesa refrescante, leve e ideal para dias com temperaturas mais quentes. Ela leva um toque de limão e canela, deixando seu sabor mais marcante e equilibrando o sabor adocicado da receita.

Linguado com espumante

Uma característica peculiar do espumante é sua harmonização perfeita com peixes e frutos do mar. Neste caso, o personagem principal é o linguado, que durante o cozimento recebe um quarto de xícara da bebida, já na etapa final da receita, antes de ser embrulhado no papel alumínio.

Molho de salada com espumante

molho de salada

Junte azeite de oliva, vinagre branco, pimenta, sal e açúcar. Misture tudo e você terá um saboroso e suave molho para combinar com aquela sua salada preferida. Ele combina com qualquer tipo de verdura ou legume. Este molho é fácil, rápido e versátil.

Rabanada com espumante

rabanada

Esse prato muito tradicional da cultura portuguesa, também pode receber um toque de requinte. Sua receita continua a mesma de sempre, você só precisa adicionar o espumante junto ao leite e açúcar, durante o preparo da mistura onde você irá encharcar o pão. No final, ao provar a rabanada você vai perceber bem ao fundo um toque da bebida.

Seja para harmonizar com cardápios, usar como ingrediente em receitas ou simplesmente para degustar, a Peterlongo possui o tipo de espumante ideal para sua ocasião. Acesse nosso site e confira. Reúna os amigos, a família ou a pessoa especial e brinde a felicidade com os espumantes da Peterlongo.

baixar e-book

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes