Aprenda a escolher seu suco de uva pelo rótulo

Aprenda a escolher seu suco de uva pelo rótulo

Aprenda a escolher seu suco de uva pelo rótulo

Conhecido por um clima tropical, o Brasil desfruta de vantagens no plantio e colheita de alguns produtos. O clima particular contribui para uma grande variedade de alimentos que se adaptam às condições impostas pela natureza, principalmente, quando nos referimos às frutas. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o país é o terceiro maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China, a maior produtora, e da Índia na segunda posição.

No mundo todo, a produção de frutas vem aumentando, assim como o interesse da população no seu consumo. Essa é uma tendência mundial de conscientização em relação à necessidade de possuir uma dieta balanceada, incluindo o consumo de frutas frescas, para se alcançar uma vida saudável. Projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que o consumo per capita de frutas, no Brasil e no mundo, deve continuar crescendo.

Além do consumo in natura da fruta, muitas pessoas optam por ingerir as propriedades do produto através do suco, já que em nosso país o clima seco e quente de algumas regiões exige uma ingestão maior de líquidos diariamente. Um produto que vem ganhando o gosto de grande parte da população é o suco de uva integral. Basicamente, o suco de uva integral é o que não se colocou açúcar, e é o suco que não foi reconstituído, não foi mexido, ou seja, está na sua concentração natural e sem adição de outros componentes. Em outros países se utiliza a expressão not from concentrated, ou seja, não proveniente de suco concentrado: este é o suco integral. Os demais são from concentrated, ou seja, feitos a partir de suco concentrado. E essa regra vale para todos os tipos de suco.

No caso do suco de uva integral abre-se uma exceção prevista na Portaria nº 001/1987 do Ministério da Agricultura que permite a adição de conservantes a estes produtos. Mas, nesse caso, isso deverá estar expresso no rótulo do produto, junto dos ingredientes do suco de uva integral. Hoje, o mercado de bebidas oferece diversas marcas do produto. Por isso, você deve ficar atento as informações obrigatórias que devem estar contidas no rótulo da embalagem para adquirir um produto confiável:

Baixar infográfico

Marca: esta informação serve apenas para identificação e diferenciação entre as marcas disponíveis no mercado. Ele se torna um item obrigatório, pois quaisquer problemas encontrados no produto serão de responsabilidade da vinícola ou indústria detentora daquela marca registrada.

Tipo de produto: todos os sucos que são sucos são naturais. Se não for natural é artificial. E se for artificial, não é suco. Como o produto que estamos analisando é o suco, a informação é basicamente essa. Além do suco de uva tinto, você poderá encontrar outros tipos, como o misto de maçã e uva ou até mesmo sucos tropicais, onde é adicionada a polpa de outra fruta.

Característica do produto: talvez a informação mais importante e de maior relevância na escolha do produto. Esta informação vai oferecer apenas duas opções: integral, aquele que não leva adição de açúcar e nem de água, levando-se em conta que a própria fruta possui esse ingrediente; e o adoçado, que, como o próprio nome já diz, leva adição de açúcar. Vale lembrar que essa informação é obrigatória no rótulo.

Ingredientes: fique atento também a esta informação. Quando o suco for denominado “Integral”, o único ingrediente que deve aparecer é o suco de uva tinto ou branco. Se ele for um suco reconstituído, quer dizer que ele foi concentrado para se poder guardá-lo ou transportá-lo, e depois a mesma quantidade de água foi “devolvida” ao suco. Entretanto, ele continua sendo suco 100%, pois a sua composição é exatamente igual ao suco natural. A diferença é que este pode ser adoçado. Neste caso, você deve encontrar no rótulo a palavra “Adoçado”;

Conteúdo líquido: é a medida da bebida que foi envasada na garrafa;

Informação nutricional: este item também deve receber sua atenção, pois é aqui que estão todas as informações nutricionais que dizem respeito a bebida, como por exemplo a quantidade de carboidratos e proteínas, além de substâncias que estão contidas na composição do produto.

Para você poder aproveitar um saboroso e refrescante suco integral de uva neste verão, escolha o suco de uva tinto integral da Peterlongo. Oferecemos um produto de qualidade e garantia para que você tenha uma vida mais saudável. Se você ainda não consome o suco de uva integral Peterlongo clique aqui. Deixe-nos suas dúvidas e experiências com nosso produto.

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes