Brut, Demi-sec ou Moscatel: qual a diferença entre os tipos de espumantes?

Brut, Demi-sec ou Moscatel: qual a diferença entre os tipos de espumantes?

Brut, Demi-sec ou Moscatel: qual a diferença entre os tipos de espumantes?

O vinho espumante é uma das bebidas mais admiradas no Brasil e no mundo. Porém, apesar de sempre conquistar diversos paladares, podem surgir dúvidas na hora de escolher a garrafa para cada ocasião. As diversas opções dispostas nas prateleiras e nos sites de compra online deixam até os mais experientes em dúvida. No texto de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre os espumantes Brut, Demi-sec e Moscatel, para você escolher a sua opção preferida e garantir a sua garrafa.

 

Primeiro, precisamos entender que como todos os vinhos, os espumantes são bebidas cujo açúcar natural das uvas é transformado em álcool a partir do processo de fermentação. Assim, as bebidas são classificadas pela quantidade de açúcar residual. A adição de uma pequena quantidade de “licor de expedição” ao vinho é um dos últimos passos antes do fechamento final. E é esse licor de expedição e seu teor de açúcar que vai determinar a classificação do espumante. 

 

As classificações mais comuns para definir a bebida são:

 

Brut – Esta versão conta com 8,1 a 15 gramas de açúcar residual por litro. O açúcar serve para dar equilíbrio ao produto final.

 

Demi-sec – Também conhecido como meio-doce ou meio-seco, esse espumante possui uma média de 20,1 a 60 gramas de açúcar residual por litro. 

 

Moscatel – Essa versão apresenta níveis superiores a 60 gramas de açúcar residual por litro e é conhecida como espumante para sobremesa, pois agrada aos paladares mais doces.

 

Agora que você já sabe as principais diferenças entre as classificações, pode escolher o seu vinho espumante preferido sem medo de errar! Para conhecer os vinhos espumantes Peterlongo, acesse nossa loja online no link a seguir: loja.peterlongo.com.br.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos