Clima: como esse fator influencia na produção do vinho?

Clima: como esse fator influencia na produção do vinho?

Clima: como esse fator influencia na produção do vinho?

Muito comum nos países que possuem temperaturas mais baixas, o vinho tem ganhado mais apreciadores a cada ano que passa, principalmente na época do ano em que as temperaturas caem. Isso também é resultado da cultura do brasileiro de aliar o frio a essa bebida. E o resultado disso todo mundo sabe: no inverno o consumo do vinho dispara. Quem nunca ouviu durante um dia de frio que “uma taça de vinho cairia muito bem”. Além de harmonizar facilmente com cardápios quentes servidos em temperaturas mais baixas, a própria bebida sofre influências do clima externo em sua composição. Aliás, desde o cultivo da uva, o clima é um fator predominante para a definição da qualidade e sabor do vinho.

Qual o melhor local para cultivar uvas?

Apesar de muitos acreditarem que os melhores lugares para se produzir vinho sejam no continente europeu, outras áreas, tanto no hemisfério norte, quanto no hemisfério sul, possuem as condições ideias para a produção de rótulos de qualidade. Nesse caso, o que precisa ser levado em conta são as condições climáticas que diferenciam de uma região para outra. Para definir o momento ideal da colheita da uva, deve-se considerar inúmeros fatores, como condição climática, variedade e o estilo do vinho a ser produzido, pois influenciam diretamente no tempo da colheita. As uvas necessitam de luz solar e calor suficientes para amadurecerem de maneira correta. Quando a fruta recebe a quantidade necessária de luz solar e calor, o nível de acidez diminui e o de açúcar aumenta. Sendo assim, conhecer o clima de uma determinada região nos dá a ideia das condições em que as uvas estão inseridas e qual o estilo de vinho que esta região está apta a produzir.

Tinto ou branco?

O clima tem influência direta no processo de amadurecimento das uvas. Em regiões em que o clima frio predomina, é mais provável que a produção de uvas brancas seja mais comum, afinal, elas têm uma tendência maior de adaptação às baixas temperaturas. Nesse caso, o sabor da bebida será mais refrescante com uma acidez mais elevada e, consequentemente, com menor teor alcóolico. Já nas regiões de clima quente, são os tintos que predominam. Sua acidez é mais moderada e o teor alcoólico é maior se comparado aos vinhos produzidos com uvas brancas.

E-book Sabores, aromas e harmonizações

Como o clima influencia no sabor do vinho

Além da luz solar e do calor, a produção da videira também é influenciada pelo volume de chuvas durante todo o ano. Grandes quantidades de precipitação no período de colheita podem prejudicar a qualidade da fruta, fazendo com que os níveis de açúcar sejam menores e o risco de fungos seja maior. A variação de temperatura entre o dia e a noite é um dos grandes diferenciais para a região do cultivo da uva. O calor durante o dia auxilia no amadurecimento correto da fruta, enquanto o frio no período noturno permite que a videira descanse, retendo maior acidez e frescor nas uvas. Isso faz com que produtores de regiões mais quentes busquem terrenos de altitude, onde as noites são mais frias, conseguindo um equilíbrio entre as temperaturas. Como o homem ainda não possui controle sobre as mudanças climáticas, e os produtores estão sujeitos a condições de clima diferentes de um ano para outro, o vinicultor combina uma safra com outra ou variedades diferentes de uvas para manter a qualidade da bebida. Esse processo é chamado de blending.

Seja no inverno ou durante todo o período do ano, você pode degustar de um saboroso vinho da carta Peterlongo. Oferecemos os mais variados rótulos para que você possa desfrutar com um vinho de qualidade e procedência nos momentos especiais. Brinde a felicidade com os vinhos da Peterlongo.

E você, prefere degustar um delicioso vinho no verão, ou qualquer momento especial pede uma boa garrafa da bebida?

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes