Como surgiu a tradição de brindar?

Como surgiu a tradição de brindar?

Como surgiu a tradição de brindar?

Seja para celebrar algum evento ou para homenagear alguém especial, o brinde sempre fez parte da nossa e de diversas outras culturas. Mas a origem desta tradição ainda é pouco conhecida em nossa sociedade.

 

Os relatos mais antigos do ato de brindar vem da Grécia Antiga, quando os povos faziam uma oferenda a seus deuses. Os brindes selavam o fim de conflitos, onde o vencedor da batalha dava o primeiro gole para provar que não iria envenenar o adversário. Naquela época, acreditava-se que ao bater um copo no outro, o possível veneno que continha na bebida se depositaria no fundo do copo. Por via das dúvidas, a palavra “saúde” também sempre acompanhava o brinde, como forma de pedir aos deuses que a bebida estivesse boa para consumo.

 

Outra narrativa muito utilizada para explicar a origem do brinde também vem da Grécia Antiga: muitos dizem que este ato teria se iniciado com o deus grego do vinho Dionísio, que ao bater as taças, o Deus do vinho fez com que o sentido auditivo também começasse a participar do prazer da bebida, tornando a degustação de vinho uma experiência sensorial completa. Afinal, apenas depois do tintilar das taças que a pessoa poderia apreciar o gosto da bebida.

 

Seja para comemorar vitórias ou até mesmo saudar divindades, o brinde sempre foi sinônimo de boas vibrações e hoje está incorporado em nossas vidas como símbolo de felicidades e conquistas. 

 

A Vinícola Peterlongo está presente nas celebrações de várias famílias brasileiras há mais de 100 anos. Para garantir nossos produtos para os seus brindes, acesse nossa loja online: loja.peterlongo.com.br. 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos