Conheça Garibaldi

Conheça Garibaldi

Conheça Garibaldi

De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país.

Conhecida como a Terra do Champanhe, a cidade tem muito a oferecer para quem busca experiências únicas e que provoquem todos os sentidos, seja em grandes empresas ou nas cantinas familiares.

Apesar disso, nem só de vinhos e espumantes vive a cidade de ruas calmas e centro charmoso, localizada a pouco mais de 100km de Porto Alegre, no coração da Serra Gaúcha.

O cenário – rodeado por colinas e parreiras, além de arquiteturas típicas europeias – é também um convite para conhecer os sabores da gastronomia regional.

Aliás, os verbos comer e beber são os mais conjugados na região. E quem ainda não conhece a cidade, pode aproveitar os últimos dias de inverno para conhecer as delícias e as belezas de Garibaldi.

Para ajudar, separamos algumas das principais atrações da cidade. Confira:

Rota do Espumante

A capital do espumante não poderia ter atração melhor. Quem pretende entender a fama da cidade, tem a sua disposição um roteiro com 20 vinícolas, entre elas a vinícola Peterlongo.

Nas visitas guiadas, os visitantes acompanham todo o processo de fabricação dos produtos. Na Peterlongo, ainda é possível colher uvas! Os tours terminam com degustações nas lojas das vinícolas e são perfeitas para acertar em cheio na hora de escolher qual bebida levar para casa.

Roteiro Passadas

Quem gosta de história tem no Roteiro Passadas um prato cheio. O passeio percorre a Rua Buarque de Macedo, responsável pelo acesso das levas de imigrantes às suas terras e uma das mais importantes vias de ligação das colônias do oeste da serra com a capital do estado, e por lá encontra 35 exemplares de construções.

Nelas, o visitante é convidado a mergulhar em um mundo de simbologia, expressividade e história em um passeio guiado, que pode ser feito a pé ou de Tim Tim  – caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.

No roteiro estão construções como a Casa de Conto, construída em 1920, o Prédio Museu e Arquivo Histórico, de 1884 e o Bar da Sabedoria, de 1930, além de muitos outros que foram e ainda são muito importantes para a cidade.

Estrada do sabor

Se o objetivo é comer, Garibaldi é o lugar certo. O roteiro da Estrada do Sabor oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados com um minucioso processo de vinificação.

Mas, principalmente, permite que os visitantes provem os deliciosos pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, produzidos através da agricultura ecológica. As copas, os salames e, claro, a mesa farta com antigas receitas mantidas em segredo, ofertam combinações de condimentos e ingredientes, que representam o patrimônio e orgulho das famílias italianas.

Tudo isso acontece em um ambiente em que é possível interagir com os agricultores que produziram aqueles alimentos, convidando os visitantes a entender mais sobre o processo como um todo.

Maria Fumaça

Agora se a ideia é aproveitar algumas atrações típicas de uma só vez, embarque na maria-fumaça, que parte de Bento Gonçalves.

O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação de origem e termina na cidade vizinha de Carlos Barbosa – uma parada estratégica é feita em Garibaldi, com muita música e brindes de espumante.

São aproximadamente duas horas de viagem animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes