Dicas para escolher um vinho ideal para presente

Dicas para escolher um vinho ideal para presente

Dicas para escolher um vinho ideal para presente

Uma comprovação de que o vinho já se tornou uma bebida de popularidade elevada é a grande quantidade de pessoas que optam por presentear pessoas especiais com uma garrafa de vinho. Independente da ocasião, seja um amigo secreto da empresa no final do ano ou uma lembrança de formatura, a bebida tem conquistado a primeira posição da lista na hora de presentear. Contudo, não basta você ir até o supermercado ou loja especializada e comprar a primeira garrafa que aparecer na sua frente. Deve-se levar em conta muitas situações quando escolher o vinho como presente, principalmente, se a pessoa que for recebê-lo tiver um certo conhecimento técnico e um paladar treinado. Por isso, no post de hoje vamos dar 6 dicas para você não passar constrangimentos e poder surpreender com uma belo presente.

Gosto não se discute

No momento da escolha de um vinho para presente, esqueça suas preferências. Não é por você gostar daquele tipo da bebida que o presenteado deve gostar também. Se você está com medo de errar com aquela pessoa que gosta de apreciar um bom vinho, não tenha dúvidas, opte por um rótulo bem conceituado e durma com a consciência tranquila de ter agradado com seu presente. O ideal nesse caso é sondar a pessoa para saber das suas preferências, se procura experimentar algo novo ou apenas qualificar e preencher sua adega particular.

E agora, peguei o nome do chefe!

Tem situação mais tensa do que escolher o presente para seu chefe? Apesar de acharmos algo complicado de se resolver, a situação é bem simples. Leve em conta qual o tipo de relação que você possui com a pessoa. Isso vale também para colegas, amigos e familiares. Nos relacionamentos informais, um rótulo descontraído pode ser uma escolha mais adequada. Já em se tratando de relações que se restringem ao trabalho, aposte em um presente mais elegante e sofisticado.

Aprecie o momento

Apesar de não parecer relevante num primeiro momento, saber quando a bebida será degustada pode ser o segredo no momento da escolha. Se o vinho for aberto na hora, a ocasião, o cardápio e as condições do tempo fazem toda a diferença para o sucesso ou desastre completo da sua escolha. Caso o vinho for para a adega do presenteado, outros critérios merecem sua atenção, como vinhos que possam ser guardados ainda por um bom tempo antes de serem degustados.

Surpreenda e emocione

Os verdadeiros apreciadores tem a noção de que um vinho vai muito além do paladar. A satisfação em cada gole se transforma em uma experiência ainda maior. Esse é um fator que deve ser levado em consideração na escolha do presente, afinal: qual sensação você deseja despertar no outro? Use a bebida para relembrar algum momento especial, para satisfazer o desejo ou aguçar a vontade de conhecer a região em que ele foi produzido. Use a localização do vinho escolhido como uma carta na manga.

Conheça o presente

Se você souber que tipo de presente está dando, a experiência entre você e o presenteado será mais satisfatória ainda. Pesquise sobre aquela bebida e chegue com as informações na ponta da língua. Desta forma, a troca de informações e a justificativa do porquê da sua escolha poderá ajudar na hora de fazer o discurso ou escrever o cartão. Isso lhe dá total abertura em poder questionar a pessoa que recebeu o presente, se foi uma boa escolha ou não.

E-book Vinhos

Qual o valor do investimento?

Por último e não menos importante, é chegada a hora de pagar pelo presente. Além de saber quais são as suas possibilidades de investimento, analise qual é o momento que está sendo celebrado. Claro que para um churrasco num sábado, um encontro de amigos, uma comemoração entre colegas ou uma visita social você pode escolher um vinho de preço médio, enquanto que para um aniversário de casamento, aniversário de alguém bem próximo ou formatura universitária, você pode optar por um vinho de luxo, que mostre todo o seu respeito e carinho.

Se você deseja presentear alguém especial, escolha os vinhos da Peterlongo. Temos a opção ideal para o momento e a pessoa certa. Confira nossa carta de vinhos completa no site e brinde a felicidade.

Compartilhe conosco o que você leva em conta na hora de escolher um vinho para presente.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes