Dicas sobre harmonização de vinho para um jantar perfeito

Dicas sobre harmonização de vinho para um jantar perfeito

Dicas sobre harmonização de vinho para um jantar perfeito

Cercados de mistérios, o aroma do vinho ajuda a despertar desejos, sentimentos, emoções e afetos. Os vinhos têm um conjunto de aromas, nascidos da combinação de componentes orgânicos presentes em cada garrafa.

Se você optar por sair para jantar, certamente terá a orientação de algum especialista do local para fazer a harmonização perfeita, mas se optou por fugir das filas e preparar um jantar especial, você precisará do vinho perfeito para realizar as combinações corretas. Por isso, listamos 4 dicas importantes sobre vinhos, para tornar esse dia muito mais especial e agradável:

  • Na Itália, a bebida mais consumida é o vinho, e os próprios italianos afirmam que não existe uma regra para a harmonização de vinhos e massas. Porém, a experiência fica muito mais prazerosa se pratos com molhos à base de carne ou tomate forem acompanhados de tintos e os elaborados com queijos leves ou frutos do mar harmonizados com vinhos brancos ou espumante;
  • Leve em conta todos os ingredientes do prato escolhido. O vinho precisa harmonizar com o alimento. No caso de peixe, o ideal é um vinho branco ou espumante, se esse peixe tiver um molho mais cremoso, um bom Chardonnay pode dar conta perfeitamente do recado; Para carnes vermelhas, o corte da carne é quem vai influenciar na escolha, como por exemplo, um prato feito com alcatra, harmoniza melhor com Cabernet Sauvignon ou Merlot. Outra maneira de se harmonizar comida e vinho é por similaridade: se o prato é finalizado com especiarias, um vinho com aromas de especiarias pode combinar, a exemplo do Sauvignon Blanc;
  • Não se esqueça da água pois limpa o paladar para a mudança de vinho ou de prato.

Peterlongo tem diversas opções para você tornar seus  momentos muito mais especiais. Confira nossa carta de vinhos e descubra qual vinho ideal para você.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes