Diferenças nos tipos de taça

Diferenças nos tipos de taça

Diferenças nos tipos de taça

Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de taças para cada tipo de vinho:

 

  1. Taça para vinho branco

As taças para vinho branco oi desenhada para manter a temperatura do vinho mais baixa possível. Em comparação as taças de vinho tinto, ela tem um bojo menor e aumento da haste. Isso permite que a taça tenha menos espaço para trocar calor com o ambiente mantendo a temperatura constante. A haste maior reduz o contato das mãos com o bojo, o que também auxilia para manter a temperatura.

 

  1. Taças para vinho tinto

Existem muitos tipos para cada estilo de vinho. Mas vamos falar de dois tipos muito importante: a Bordeaux e a Borgonha. A taça Bordeaux tem o bojo grande e a borda mais fechada. Essa característica favorece a evolução dos aromas que ficam mais concentrados graças a borda mais fechada. Essa taça leva o vinho para a ponta da língua, o que aumenta a percepção dos sabores frutados e corpo do vinho. Já a taça Borgonha é conhecida por ter formato de um “balão” e é projetada para vinhos mais complexos. Seu bojo maior permite o contato mais amplo com o ar e é feita para projetar o vinho para o meio da língua, minimizando a percepção de acidez e demonstrando a maturidade do vinho.

 

  1. Taças para vinho espumante

 

As taças para vinho espumante mais conhecidas são: a tulipa e a taça flûte. O “modelo” mais indicado, inclusive por produtores, é conhecido como tulipa. O nome, como é de se suspeitar, deve-se muito à forma, que lembra a dessa flor de origem oriental: com base ovalada e abertura estreita. Ela é estreita na base para poder ter uma boa coluna de líquido e poder observar o caminho das borbulhas, suficientemente larga no corpo para deixar o vinho respirar e desenvolver toda a sua complexidade, e ligeiramente fechada na boca para concentrar os aromas enquanto se permite colocar o nariz dentro do copo ao beber. Já a taça flûte é alongada e o seu bojo é fino. Esse modelo faz com que o vinho seja projetado para a parte final da língua, para promover a limpeza do paladar.

 

Você já conhecia estes tipos de taças? Conte para a gente! E não se esqueça de conferir nossos produtos e oportunidades especiais em nossa loja online. Para acessar, clique no link a seguir: loja.peterlongo.com.br.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos