Entenda a diferença entre suco, néctar e refresco

Entenda a diferença entre suco, néctar e refresco

Entenda a diferença entre suco, néctar e refresco

É considerado bebida qualquer produto em estado líquido de origem vegetal ou animal, destinado à ingestão humana, sem finalidade medicamentosa. Mas também pode ser considerado como bebida: a polpa de fruta, o xarope sem finalidade medicamentosa ou terapêutica, os preparados sólidos e líquidos para bebida, a soda, os fermentados alcoólicos e os destilados alcoólicos. No Brasil, para que uma bebida seja considerada não alcoólica, ela deve ter até 0,5% de álcool em volume. Isso não quer dizer que ela esteja isenta de álcool, mas que legalmente ela não é considerada uma bebida alcoólica. Uma bebida pode ser considerada como não alcoólica quando apresentar uma graduação alcoólica até meio por cento em volume (0,5%) de álcool etílico potável. É nesta categoria que encontramos os sucos, refrigerantes, néctares entre outros. Para você poder aproveitar uma bebida de qualidade e agradável ao paladar, neste post mostraremos a diferença entre suco, néctar e refresco.

Suco integral: sabor natural

O suco de uva integral é a bebida não fermentada e não diluída, obtida da parte comestível da uva. O processo é o seguinte: as uvas são colocadas em um recipiente e o suco é delicadamente extraído por meio de tratamento térmico. Ou seja, aquecido a uma temperatura de 90 graus para termos a inibição de qualquer microorganismo. Dessa forma, o suco de uva integral não corre o risco de fermentar, mas sem que o grão seja esmagado para não dar gosto amargo à bebida. A partir daí pode-se pasteurizar o suco de uva e engarrafa-lo. Neste caso, teremos o suco de uva integral. Trata-se de um processo que origina um suco diferenciado a cada safra, assim como o vinho, pois isso vai refletir a qualidade e as características de cada ano. Outra possibilidade é estabilizar, concentrar e armazenar o suco de uva para reconstruí-lo e embalá-lo posteriormente. Neste caso, pode-se elaborar um suco mais parecido ao longo dos anos porém não pode-se usar o termo integral. A legislação também prevê o uso de conservantes no suco de uva integral. A Peterlongo opta por não utilizar, justamente para manter o produto mais semelhante a fruta.

Baixar infográfico

Néctar: o meio suco

Embora a palavra parece dizer que néctar é mais que suco, na verdade néctar de uva tem a metade da sua composição em suco. Enquanto no suco de uva encontramos 100% uva, no néctar de uva, por exemplo, temos apenas 50% de uva. Isso também vale para néctar de laranja, mesmo que esta dê a impressão que seja um suco caseiro e tenha resquícios de fruta dentro do líquido. Para outras frutas, a porcentagem é menor ainda. O restante do néctar é composto de água, açúcar e outros aditivos necessários para fazer com que esta bebida fique agradável para se beber: acidulante, antioxidante, corante, aromatizante, espessante, estabilizante, conservante. E como se diferencia o néctar do suco de uva? Nem sempre é fácil de identificar apenas pela embalagem, mas é muito importante ler o rótulo do produto.

Outro questão é que em supermercados e outros locais, muitas vezes todas as bebidas estão juntas. Então é preciso olhar com atenção para poder identificar qual tipo de produto está sendo adquirido. Em algum lugar deve estar escrito néctar. Às vezes, inclusive, pensamos que é néctar de uva, mas é uma bebida mista, e de várias frutas. Outra dica é olhar os ingredientes, pois suco de uva integral não tem água entre os ingredientes, nem acidulante, nem corante, nem aromatizante e etc.

Refresco: refrescante mas pouco natural

Outra bebida a base de uva é o refresco, também chamado de bebida de uva. Ele é muito parecido com o néctar, com a diferença de que contém menos suco ainda. Ou seja, 30% da bebida de uva é composta por suco. O restante é água, açúcar, conservante, acidulante, corante e aromatizante. Da mesma forma que com o néctar, para saber o que você está comprando é muito importante olhar o rótulo. Em algum lugar estará o nome do produto: bebida ou refresco. Há ainda a opção de refresco misto, no qual há apenas 10% de suco de frutas.

Há outras bebidas que, embora tenham na embalagem uvas, não são realmente da fruta. Algumas apenas tem o aroma, cor e sabor de uva, como é o caso, por exemplo, do leite aromatizado, do alimento a base de soja, das bebidas energéticas e das águas com sabor. Se você quiser realmente apreciar uma bebida refrescante, natural e de qualidade, escolha o suco de uva integral da Peterlongo.

Compartilhe conosco suas experiências e as diferenças que você percebeu entre esses tipos de produto.

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes