Entenda rótulos de espumantes

Entenda rótulos de espumantes

Entenda rótulos de espumantes

Hoje em dia, o mercado oferece uma infinidade de opções de produtos, dos mais variados formatos, estilos e sabores, e sabemos muito bem como é comprar só olhando a marca impressa no rótulo de algum produto. Porém, no caso dos espumantes, precisamos ir além dessa informação contida nas garrafas, para que possamos escolher, dentre as opções, o que melhor combina com o nosso paladar.

Ao se deparar com uma prateleira de espumantes, parece que você está visitando uma exposição de obras de artes. As embalagens podem apresentar os formatos mais conservadores e tradicionais, até os mais arrojados e contemporâneos. A ideia inicial é adquirirmos a garrafa para apreciar a bebida que está envasada, mas ela acaba indo parar em alguma estante como se fosse uma escultura. Percebendo o interesse dos clientes pela aparência de embalagens e rótulos, muitas vinícolas têm feito grandes investimentos na elaboração de designs diferenciados de garrafas e rótulos.

Além de conter as informações básicas e tradicionais, como nome, região produtora, teor alcoólico e ano de safra, rótulos bem desenhados também agregam personalidade, exclusividade, humor e sentimento a cada garrafa. Por terem papel tão importante na decisão de compra e por agregar elegância e sofisticação à bebida, selecionamos para vocês alguns pontos especiais a serem observados na hora de escolher o seu espumante, de acordo com gostos pessoais e ocasiões:

e-book

Vinho base

O vinho base ou base de espumante servirá, como o próprio nome já diz, de base para futuros espumantes ou champagnes, independente do método escolhido para sua a segunda fermentação. Quanto ao vinho base, os espumantes podem ser denominados como:

Blanc de Blancs: São os espumantes criados a partir (e somente) das uvas brancas, como por exemplo a Charnonnay.

Blanc de Noir: São os espumantes feitos somente com uvas tintas, como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.

Vintage: Sempre que você ler essa expressão, quer dizer que o espumante é proveniente de uma ótima safra, visto que ela estará impressa em algum lugar da garrafa.

Quantidade de açúcares

O Brasil possui uma legislação especial, por isso, os espumantes Peterlongo seguem os seguintes padrões de açúcares:

  • Nature: Máx. de 3g/l
  • Extra-brut: Máx. de 3,1 a 8g/l
  • Brut: Máx. de 8,1 a 15g/l
  • Sec | Seco: Máx. de 15,1 a 20g/l
  • Demi-sec | Meio-doce | Meio-seco: Máx. de 20,1 a 60g/l
  • Doce: Máx. de 60,1 a 80g/l

A Peterlongo possui uma vasta carta de espumantes premiados e reconhecidos nacional e mundialmente. Acesse nosso site, confira as opções que mais lhe agradam e combinam com o momento e brinde a saúde.

Compartilhe conosco os rótulos que mais se destacaram na sua adega e as embalagens que mais te marcaram. Além de estar presente em momento especiais, o espumante bebido com moderação traz benefícios a sua saúde. Se quiser saber como a bebida contribui para manter uma vida saudável clique aqui.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes