Filé com molho de redução de vinho tinto

Filé com molho de redução de vinho tinto

Filé com molho de redução de vinho tinto

Que vinhos tintos harmonizam muito bem com carnes vermelhas, muita gente já sabe. Mas e se ao invés de apenas acompanhar o prato, o vinho passasse a fazer parte da receita? Essa é a proposta deste filé com molho de redução de vinho tinto. Fácil de fazer e delicioso, esse prato fica ainda melhor com um vinho Peterlongo. E para você aprender a dar esse toque especial ao seu filé, a gente traz a receita completa: 

Ingredientes

– 4 peças de filé cortado em medalhões

– 4 colheres de sopa de manteiga sem sal

– 1 2/3 xícaras de chá de Vinho Peterlongo Terras Cabernet Sauvignon

– 1 cebola cortada em cubos

– 4 colheres de sopa de talo de cebolinha laminada (parte branca)

– 1 galho de sálvia

– 1 galho de salsinha

– sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Modo de preparo

Antes de iniciar o preparo, preaqueça o forno a 200°C. Pincele os medalhões com azeite e polvilhe com sal. Em seguida, aqueça uma frigideira e doure o primeiro lado por dois minutos ou até formar uma crosta marrom brilhante. Transfira a carne para um refratário e leve ao forno preaquecido por dez minutos.

Na mesma frigideira em que foi feita a carne, derreta duas colheres de manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Então, acrescente o vinho Peterlongo e as ervas. Abaixe o fogo e deixe ferver até reduzir.

Para finalizar, coe o conteúdo separando os sólidos do molho de vinho. Ajuste o tempero, se necessário e acrescente as duas colheres de manteiga que restaram. Faça movimentos circulares com a frigideira, de modo que a manteiga deslize sobre a superfície do molho, deixando-o mais encorpado e brilhante. Sirva o medalhão regado com o molho.

Para ficar ainda mais saboroso, harmonize o prato com o vinho utilizado na receita, o  Cabernet Sauvignon. 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos