Harmonização com vinhos para o inverno

Harmonização com vinhos para o inverno

Harmonização com vinhos para o inverno

Está chegando a época preferida dos amantes da enogastronomia. O clima mais baixo é um pedido para boas degustações de vinho harmonizado com pratos típicos do inverno.

Nessa época do ano, entre junho e setembro, o sul do Brasil apresenta temperaturas próximas dos 10º C e, para se manter aquecido, nada melhor do que uma boa taça de vinho. Os tintos de corpo forte, com maior graduação alcoólica, são os mais indicados para essa época, já que o álcool aumenta a sensação de calor do corpo. Por isso, aposte em Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, ou seja, vinhos mais encorpados.

Para combinar com esses vinhos, contamos com algumas opções culinárias que ajudam a se manter aquecido. Confira algumas dicas de harmonização com vinhos para o inverno.

Sopas

Sopa é sinônimo de inverno, não é mesmo? Para fazer a combinação com esse prato, tudo depende dos ingredientes. Alguns exemplos são as sopas de capeletti ou agnoline, que podem ser degustadas com uma taça de vinho tinto enquanto cremes mais encorpados combinam mais com vinhos brancos, como o Manolo Branco Suave.

Fondues

Esse prato também é indispensável nessa estação. Uma vantagem do fondue é que você pode escolher entre os salgados ou doces. O de queijo harmoniza com vinhos tintos mais frutados, de corpo médio, ou ainda os brancos encorpados.
Quando o fondue conta com carne, o ideal é optar por vinhos tintos, que não sejam muito tânicos, como um Merlot ou Cabernet Sauvignon.
Já os fondues de chocolate e frutas combinam com um bom vinho doce.

Massas

Massas sempre são uma boa pedida, mas no inverno, elas se tornam ainda mais apetitosas. Nesse prato também é possível variar nos ingredientes e nas harmonizações. Não é à toa que massa e vinho é a combinação mais conhecida em países como a Itália.
Uma sugestão é experimentar massas de molho vermelho com vinhos tintos ou rosés de corpo médio.

No Rio Grande do Sul, temos algumas opções bem regionais de pratos típicos do inverno: Puchero, Vaca Atolada, Feijoada, Polenta, são algumas das opções que vão bem quando servidas com uma boa taça de vinho tinto.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes