Harmonize com a Linha Terras

Harmonize com a Linha Terras

Harmonize com a Linha Terras

Está chegando a época em que os apaixonados por vinho não abrem mão de uma boa degustação. No inverno, saborear uma boa taça e saber harmonizar os tipos de vinhos com os pratos pode ser uma experiência ainda mais especial.

A Peterlongo oferece a sofisticada Linha Terras, com vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, além do Assemblage, trazendo diferentes sensações em sabor e aroma.

Conheça a Linha Terras e veja algumas dicas que escolhemos para a sua harmonização gastronômica:

Cabernet Sauvignon

O vinho Varietal Cabernet Sauvignon é oferecido Demi-Sec ou Seco tradicional. Possui caráter marcante e intenso. É um vinho jovem com equilíbrio em sua estrutura e agradável suavidade – no caso do demi-sec. O perfil aromático é limpo, com aromas de frutas vermelhas e negras, além de especiarias.

Essa é uva muito versátil e combina com muitos pratos. É um vinho mais intenso, então, cabe bem com pratos principais de sabores mais encorpados, como massas e risotos com molhos bem condimentados. Prefira receitas que tenham carne ou molho vermelho. A carne pode ser grelhada, assada recheada ou até mesmo com molhos como o madeira. Também combina com queijos maduros como Edam e Provolone.

Merlot

A versão Terras Varietal Merlot possui taninos relativamente macios, bom corpo e acidez equilibrada. O perfil aromático é complexo e remete desde aromas de frutas vermelhas maduras até manteiga e baunilha.

Merlot também é uma uva bastante versátil quanto à harmonização. Esses vinhos, em geral, são suaves, o que permite que eles casem bem com vários tipos de alimentos.
Como o segredo de qualquer harmonização é o equilíbrio do peso do vinho com o do prato, o ideal é servir o merlot acompanhando pratos mais delicados como frango, peru, vitela, pato, carnes grelhadas. Uma outra dica saborosa é a combinação de Merlot com pratos com que contenham cogumelos. Queijos médios como o Camembert, Brie e Gouda também harmonizam muito bem com esses vinhos.

Tannat

O Terras Varietal Tannat caracteriza-se por ser um vinho com boa estrutura e volume em boca, devido à grande carga tânica. A complexidade aromática também é característica, lembrando aromas como couro, tabaco e leve fruta madura. É uma bebida encorpada, macia e agradável, apresentando longa persistência do sabor na boca.

Essa uva é perfeita para harmonizar com churrasco e assados. O Tannat se aproxima a culinária típica de inverno, como pratos baseados na carne de ovelha ou outros bem encorpados e condimentados. Os queijos que mais harmonizam com esse tipo de vinho são o Parmesão e Gorgonzola.

Conheça também o Vinho Terras Assemblage, elaborado a partir da combinação de dois ou mais vinhos finos (Cabernet, Merlot e Tannat), permitindo uma evolução em suas características, o que resulta em um produto mais complexo em sabor e aromas. Por se tratar de um vinho tinto com jovialidade destacada, o Assemblage apresenta aromas frutados e corpo médio, ideal para ser apreciado e harmonizado em qualquer ocasião.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes