Natal: Receita de Peito de Peru Recheado

Natal: Receita de Peito de Peru Recheado

Natal: Receita de Peito de Peru Recheado

Logo, logo já é Natal e isso significa que está na hora de começar a preparar sua ceia. Para ajudar, a gente separou uma receita deliciosa para o seu jantar especial e que, claro, harmoniza com um bom espumante Peterlongo!

Sinônimo de alegria e mesa farta, mal piscamos e o Natal já está chegando de novo. E tão tradicional quanto os pinheiros decorando a casa e a espera das crianças pelo Papai Noel é a ceia de Natal. Afinal, este é um dos momentos que reservamos para celebrar e compartilhar com a família e os amigos.

E o que seria de uma ceia sem uma receita clássica de família combinada com um espumante para brindar? Um dos pratos mais tradicionais quando se fala em Natal é o peru. Vindo diretamente das ceias de Ação de Graças norte-americanas, ele se tornou um símbolo para grandes ocasiões, como é o Natal.

Pensando nisso, nós separamos uma receita de peru da StockFood, além de ser incrível, foge um pouco do clássico peru assado. A ideia é levar algo diferente para a sua mesa este ano, sem fugir da tradição. Quer saber que receita é essa? Olha só:

Peito de peru recheado:

Ingredientes

Para o recheio:

– 15 ml de azeite;

– 1 cebola pequena, bem picada;

– 1½ colher (chá) de gengibre ralado;

– 2 linguiças frescas;

– 40 g de damascos secos picados;

– 40 g de castanhas-de-caju picadas;

– 30 g de pão branco ralado;

– 1 ovo grande batido;

– 2 colheres (chá) de tomilho fresco;

– 1 colher (sopa) de salsinha;

– 25 ml de suco de limão-siciliano;

– sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para o peru:

– 750 g de peito de peru desossado;

– 30 ml de azeite de oliva;

– 2 talos de alho-poró picados;

– 2 cenouras médias picadas;

– 2 aipos picados;

– 30 ml de mel;

– 10 ml de suco de limão-siciliano;

– 200 ml de caldo de frango.

Modo de preparo

Recheio:

Salteie a cebola no azeite. Após, adicione o gengibre e reserve. Esprema as linguiças e elimine as peles. Acrescente os demais ingredientes e a cebola frita. Misture bem e acerte o sal e a pimenta.

Peru:

Antes de tudo, retire a pele do peito de peru com cuidado porque ela será usada depois. Faça um corte borboleta na carne, abrindo-a ao meio no sentido longitudinal, mas sem cortá-la completamente. Em seguida, abra o peito de peru numa superfície e achate-o com um martelo de carne ou com a palma da mão. Distribua o recheio sobre a carne, enrole como um rocambole e envolva-o com a pele. Amarre com um barbante.

Asse o peru com o aipo, o alho-poró e a cenoura, regado de azeite, em forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. Depois de retirar do forno, unte o peru como mel e o suco de limão. Volte a assar por mais 25 minutos e reserve.

O último passo é ferver o caldo de frango por cinco minutos. Coe-o, se necessário, e sirva como peito de peru fatiado e com acompanhamentos. A dica é decorar o prato com ramos de tomilho.

A receita rende, em média seis porções, e o tempo de preparo é de 1 hora e 30 minutos.

Harmonize com: Espumante Privilege Brut

Por ser uma ave, o peru combina muito bem com o  Espumante Privilege Brut da Peterlongo. Um dos estilos mais versáteis de todos e perfeito para quando há vários pratos, essa espumante, de coloração amarelo ouro e com borbulhas finas e delicadas, tem boa complexidade aromática, com aromas que lembram frutas secas e mel.

O Privilege Brut é resultado de uma combinação das variedades nobres Chardonnay e Pinot Noir, o que faz dele a opção ideal para o seu Natal, já que é o espumante mais recomendado para quem gosta de bebidas mais versáteis. Vale lembrar que ele também harmoniza com peixes defumados e carnes leves grelhadas.

Escolha o espumante Peterlongo que melhor combina com a sua ceia e bom Natal!

 

 

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes