Você sabe como é elaborado o vinho frisante?

Você sabe como é elaborado o vinho frisante?

Você sabe como é elaborado o vinho frisante?

Muito semelhante, e até confundido com o espumante, o vinho frisante não é tão conhecido como os outros tipos de vinho, mas pode ser igualmente apreciado por apaixonados pela bebida.

Para ser considerado frisante, a graduação alcoólica deve ser de 7% a 14% em volume, com um conteúdo de gás carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20º C, natural ou gaseificado. Os frisantes possuem cerca de um terço do gás carbônico encontrado nos espumantes.

Os frisantes podem ser produzidos tanto na versão branca, quanto tinto ou rosé e são um vinho para consumo rápido, já que não suporta o envelhecimento. Além disso, são ótimas opções para dias quentes, já que sua temperatura de serviço varia entre 6°C e 8°C.

Nosso frisante é elaborado a partir de uma segunda fermentação, onde o gás é proveniente naturalmente deste processo, esta é sua principal caraterística, que o diferencia dos demais vinhos.

Como harmonizá-los?

A principal característica dos frisantes é serem vinhos leves e refrescantes. Por isso, na hora de harmonizá-los, a sugestão é que acompanhem refeições igualmente leves. Entre as opções estão frutas e sobremesas.

São também uma ótima escolha para apreciar no happy hour como aperitivo, com patês, castanhas, amêndoas e nozes em geral.

Conheça os Frisantes Presence Rosé e Branco da Peterlongo.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos