Oito filmes para amantes de vinho

Oito filmes para amantes de vinho

Oito filmes para amantes de vinho

Qualquer ocasião pode ser motivo para abrir uma boa garrafa de vinho. Mas se essa ocasião for uma sessão de cinema em casa, com filmes que têm a própria bebida como protagonista, fica impossível resistir.

Em várias situações, o cinema se rendeu aos encantos do mundo do vinho e o levou para as telas, fazendo com que os espectadores ficassem ainda mais próximos dessas delícias. De documentários à romances, não é difícil encontrar a bebida dos deuses nas telas de cinema.

E se você ainda não sabe como aproveitar a próxima folga, reunimos alguns filmes que têm como tema central o mundo do vinho para você já ir separando as taças e se preparando para apreciar um bom momento.

Sideways (2004)

O favorito de nove entre dez amantes do vinho é um road-wine-movie que visita as vinícolas da Califórnia e faz uma ode à beleza e elegância da Pinot Noir, verdadeira paixão do protagonista, um escritor frustrado.

O Julgamento de Paris (2008)

Estrelado por Alan Rickman (interpretando o crítico inglês Steven Spurrier), Bill Pullman e Chris Pine (como produtores californianos), o filme Bottle Shock conta a história da grande prova de Paris, quando vinhos norte-americanos e franceses foram degustados às cegas e os primeiros foram os vencedores, para o choque da tradicional escola francesa. Disponível na Netflix.

Um Bom Ano (2006)

Um financista inglês (Russell Crowe), ambicioso e implacável, herda do tio um château na Provença, onde passou sua infância, e descobre um estilo de vida bem mais relaxado, enquanto tenta reformar a propriedade para ser vendida. Dirigido por Ridley Scott.

O Segredo de Santa Vitória (1969)

No fim da Segunda Guerra Mundial, quando Mussolini é deposto e após uma grande confusão ligada a uma manifestação, a cidade de Santa Vitória vê seu bêbado mais notório — interpretado por Anthony Quinn — virar prefeito. A partir deste momento, todos os habitantes passam a lutar para salvar dos nazistas o seu melhor produto, o vinho.

Um Ano em Champagne (2014)

Conta a história da região, marcada por guerras e morte, em contraste com o caráter festivo da bebida que produz. A importadora Martine Saunier é a guia por seis vinícolas, desde pequenas casas às gigantes Gosset e Bollinger. Tem na Netflix.

Um Ano na Borgonha (2013)

Dividido em quatro partes de acordo com as quatro estações, o documentário A Year in Burgundy mergulha no processo criativo e cultural de se fazer vinho e mostra a vida de sete famílias de produtores locais. Disponível na Netflix.

Caminhando nas Nuvens (1995)

Conta a história de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (Keanu Reeves), infeliz no casamento, que conhece uma jovem grávida e temerosa sobre a reação da família. Ele decide ajudá-la passando-se por seu marido. E é aí que entra o vinho em cena: a família de Victoria é proprietária de vinhedos. O cenário do filme é a vinícola Las Nubes, no norte do México. Está na Netflix.

Meia-noite em Paris (2011)

Dirigido por Woody Allen, este filme merece menção honrosa na lista pela cena de degustação, protagonizada pelo ator britânico Michael Sheen. Ambientado em Paris, conta a história de um roteirista (Owen Wilson) que se vê nos anos 1920 todas as noites à meia-noite. Disponível na Netflix.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes