Os segredos das taças de vinho

Os segredos das taças de vinho

Os segredos das taças de vinho

Existe todo um ritual por trás da preparação para se beber um vinho. A armazenagem da garrafa na posição e local adequado, a escolha do rótulo ideal para harmonizar com o cardápio oferecido, em qual temperatura a bebida deve ser servida, como abrir a garrafa de maneira correta. Enfim, todas as atenções são voltadas para a bebida. Porém, uma personagem que acaba sendo coadjuvante na maioria das vezes, passando despercebida por muitos, e que pode tornar a degustação do vinho uma experiência muito mais saborosa, é a taça. Entretanto, mais do que apenas servi-la com a bebida, a taça merece um cuidado todo especial da sua parte, para reforçar ainda mais o sabor do seu vinho Peterlongo.

Qual a taça ideal?

Hoje é possível encontrar diversos tipos e modelos de taças para vinho, cada uma indicada para servir a bebida de uma maneira que todas suas características sejam exaltadas no momento da degustação. Porém, quando observamos com qual material a taça é fabricada, existem três opções mais comumente encontradas: cristal, vidro e cristal de vidro. Todas elas possuem em comum como característica a transparência, com o intuito de, além de reforçar o paladar e o olfato, instigar o sentido da visão para apreciar a beleza dos tons da bebida. Outra característica comum entre elas é a utilização de chumbo na sua composição. Porém, com porcentagens diferentes entre si. Essa substância serve para deixar a taça mais leve, delicada e com uma espessura mais fina.

Limpeza das taças

Para adquirir um conjunto de taças, você precisa desembolsar um valor razoável, e já que você optou por adquirir suas próprias taças, por que não cuidar bem delas? Apesar de parecer menos importante, a higienização correta das taças ajuda a preservar os sabores do vinho, levando você a aproveitar todos os sabores e aromas que um rótulo pode oferecer. Por isso, no momento em que for lavá-las, use água morna com uma quantidade bem pequena de detergente líquido neutro. Afinal, elas serviram para brindar momentos especiais que ficaram guardados em sua memória. Após a lavagem, que deve ser realizada de maneira sutil, é necessário enxaguar o máximo possível a taça, pois qualquer resíduo restante de detergente poderá modificar o aroma do seu vinho ou, então, no caso dos vinhos espumantes, é capaz de interferir na formação das borbulhas. O ideal é você enxaguar e secar cada uma de suas taças com muito cuidado, utilizando um pano de linho. Seque com cuidado, segurando a base com uma mão, e com a outra mão, gire em direção oposta. Para guardá-la, escolha um lugar que esteja livre de odores ou de possíveis quedas.

E-book Sabores, aromas e harmonizações

Segurando a taça da maneira correta

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a forma ideal para segurar uma taça de vinho. Mas, o que parece uma tarefa sofisticada, é muito mais simples e comum do que se imagina. Todas as taças, de uma forma geral, possuem sua haste. Sendo assim, segurá-la é a forma correta de tomar vinho. A haste deve ser segurada sem encher o bojo da taça com diversas marcas de dedo, pois isso, além de feio, modificará o aquecimento do vinho, após o contato com a mão. Afinal, elas servirão para brindar momentos especiais que ficarão guardados em sua memória. Para ler mais sobre como segurar a taça de maneira correta, clique aqui.

Agora que você já conhece todos os segredos das taças, que podem tornar sua experiência muito mais saborosa, basta acessar nosso site e escolher qual o rótulo ideal para a ocasião planejada. A Peterlongo possui o vinho certo para você brindar aquele momento especial, com muito sabor e qualidade.

Conte pra nós como você prepara suas taças antes de servir um delicioso vinho Peterlongo. Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes