Páscoa: uma doce harmonização

Páscoa: uma doce harmonização

Páscoa: uma doce harmonização

Quem não ama chocolate? É raro encontrar alguém que torce o nariz para o doce a base de cacau. E na Páscoa, ele fica ainda mais em evidência.

E se fica difícil resistir ao chocolate, imagine harmonizando com um vinho tinto ou espumante moscatel? Além de deliciosa e perfeita para celebrar a Páscoa, a combinação da bebida e do doce traz, inclusive, benefícios para a saúde, se consumidos com moderação.

É que, de acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de Exeter e da Universidade de Brighton, ambas no Reino Unido, o polifenol resveratrol, um componente do chocolate amargo e do vinho tinto, pode ajudar no processo de renovação celular. Ou seja, chocolate e vinho, em moderação, ajudam a retardar o envelhecimento!

Mas para que a combinação dê certo, é preciso fazer as escolhas certas, tanto do vinho, quanto do chocolate. Afinal, assim como outros alimentos, a harmonização com a bebida errada pode não ter o resultado que você espera. Para ajudar você a não errar e garantir uma Páscoa doce e equilibrada, preparamos algumas dicas:

 

Chocolate amargo

Com chocolates com mais de 70% de cacau, a dica é harmonizar vinhos tintos secos, como o Cabernet e o Merlot  ou Tannat. Uma ótima opção é o nosso Vinho Armando Tannat.

Chocolate meio amargo

Com 50% de cacau, os chocolates meio amargos são mais fáceis de combinar. Eles vão bem com diversos tipos de vinhos tintos, tanto os mais jovens quanto os mais encorpados. Uma boa escolha é o Vinho Terras Varietal Merlot, mais jovem.

Chocolate branco

O mais doce dos chocolates combina melhor com vinhos também mais doces, harmonizando apenas com o Moscatel branco. Nessa combinação, o ideal é que nenhum sabor se sobressaia, anulando o outro.  

 

Degustações harmonizadas Peterlongo

Além de oferecer diferentes bebidas para harmonizar com seu chocolate preferido, a Vinícola Peterlongo também preparou uma atividade especial para a Páscoa: a Degustação Harmonizada Sabores de Páscoa. A proposta é destacar a experiência rica em sensações que a combinação entre chocolate e vinho gera.

A programação inicia com uma visita ao Museu Peterlongo, passando pelos tanques de envelhecimento de tintos e pela cave subterrânea, até chegar à degustação, realizada onde funcionava a primeira câmara fria da América Latina.

A degustação contempla, ainda, a história da criação do chocolate, estilos e harmonização com dois espumantes, dois vinhos tranquilos e um vinho frisante.

A experiência pode ser vivida até o dia 30 de abril, em dois horários: 10h e 15h, sob a condução do sommelier João Ferreira. O mínimo é de quatro pessoas e o máximo 20 e o valor por pessoa é de R$40,00. Para participar da Degustação Harmonizada é preciso fazer  agendamento prévio pelo e-mail varejo@peterlongo.com.br, pelo telefone (54) 3462.1355 ou pelo whatsapp (54) 98119.6788.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes