Conheça 5 personagens históricos que viraram nomes de vinhos

Conheça 5 personagens históricos que viraram nomes de vinhos

Conheça 5 personagens históricos que viraram nomes de vinhos

No momento em que se produz o vinho, a principal preocupação é com o manuseio da matéria prima e com o os processos que vão transformar a uva na bebida que será engarrafada. Mas, e depois que o vinho está pronto, qual nome dar a ele? Cada produtor tem a sua lógica na hora de escolher. Os mais tradicionais usam o nome do local para batizar a safra, os mais apaixonados usam o nome das esposas ou musas inspiradoras, os mais nostálgicos preferem homenagear um familiar importante ou até mesmo usar o sobrenome da família, os mais modernos optam por nomes em outros idiomas ou palavras compostas que tenham algum significado intrínseco, e tem aqueles que escolhem homenagear personagens históricos no rótulo dos seus vinhos. Conheça 5 dessas personalidades que marcaram a história e hoje estão estampadas em rótulos de vinhos.

Leonardo da Vinci

Se existisse internet durante o período da Renascença, Leonardo da Vinci com certeza seria um dos maiores influenciadores da época. Mais do que um simples artista, ele influenciou gerações com seus trabalhos. Alguns boatos dão conta de que Da Vinci, ainda, tenha sido proprietário de um pequeno vinhedo no centro de Milão, recompensa recebida por ter realizado a “Santa Ceia” para seu mecenas, Ludovico Sforza. Como o próprio nome diz, o artista nasceu na comuna de Vinci, próxima a cidade de Florença, onde se localiza a sede da Cantine Leonardo da Vinci, fundada na década de 60 por um grupo de pequenos produtores. Uma série de rótulos são produzidos com o nome do pintor, além de ostentar algumas de suas obras.

Ludwig van Beethoven

Beethoven

Quando se pensa em música clássica, se pensa em Beethoven. Mesmo sendo conhecido por sua composições para orquestras sinfônicas, o compositor é referente em todo o meio musical, independente do estilo. Muitos o consideram o principal nome da história da música. Além de revolucionar a música de sua época, ele continua influenciando as novas gerações com suas belas composições. Durante boa parte da sua vida, foi morador da cidade de Viena. Segundo informações, foi lá que Ludwig van Beethoven criou algumas de suas principais composições, como a Terceira Sinfonia, e que serviram de inspiração para a vinícola vienense Mayer am Pfarrplatz criar os rótulos temáticos as suas composições.

Sigmund Freud

Até hoje, o pai da psicanálise tem suas ideias defendidas e debatidas por terapeutas das mais diversas linhas e vertentes. Aproveitando a ideia de terapia, a Therapy Vineyards, localizada em Okanagan Valley, na província de British Columbia, no Canadá, oferece tratamentos terapêuticos a base da bebida. E nada melhor que um garoto propaganda como Freud, que explica tudo, para usar nos rótulos dos “vinhos terapêuticos”.

E-book Sabores, aromas e harmonizações

Marilyn Monroe

O vinho é uma das bebidas que mais remete sentimento de sedução e prazer. Então, porquê não utilizar um dos principais símbolos de sensualidade como inspiração para seus rótulos? A atriz Marilyn Monroe, um dos maiores ícones da cultura popular norte-americana, foi casada com Joe DiMaggio, um dos heróis do beisebol. Sua morte, em 1962, a transformou numa lenda. Até hoje, sua imagem é usada comercialmente nos mais variados segmentos, principalmente na Pop Art. Entre os diversos usos autorizados, está o licenciamento para rótulos de vinho da Marilyn Wines.

Nicolau Maquiavel

Nascido em Florença, em 1469, Maquiavel viveu exilado na região de Chianti, mais especificamente na vila de San Casciano in Val di Pesa, uma comuna na região da Toscana, na Itália. Foi ali que escreveu sua obra prima “O Príncipe”. Alguns anos atrás, os irmãos Saraceni decidiram comprar o suposto local onde Maquiavel viveu e o transformaram em uma vinícola e restaurante. Com isso, a ideia foi produzir vinhos, devidamente registrados, homenageando o ilustre pensador.

Apesar de não possuir personagens históricos em seus rótulos, a Peterlongo possui uma bela história que envolve muita dedicação e paixão na hora de produzir seus vinhos. Visite nosso site, conheça nossa carta completa e escolha o que mais se adequa ao seus paladar. Brinde a momentos especiais com os vinhos da Peterlongo.

Compartilhe conosco o nome de outras personalidades que também estampam os rótulos de vinhos.

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes