Peterlongo comemora 105 anos de história

Peterlongo comemora 105 anos de história

Peterlongo comemora 105 anos de história

A cidade de Garibaldi teve início com a criação da Colônia Conde d’Eu, em 1870, nome recebido em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel. Em 1875, chega na recém criada colônia um imigrante da Itália de nome Manoel Peterlongo Filho, agrimensor de profissão, era apaixonado por vinhos pois nasceu em família de produtores da bebida. Este pioneiro ajudou na demarcação das terras da colônia, que em 31 de outubro de 1900 foi emancipada, sendo batizada com o nome de Garibaldi, em homenagem ao herói farroupilha Giuseppe Garibaldi.

Manoel Peterlongo Filho casou-se com Regina Vivan e tiveram dez filhos, nove meninas e um menino, o caçula Armando Peterlongo. Manoel era apaixonado pela elaboração de espumantes, herança de aprendizado do seu avô e buscou repetir os processos de elaboração aqui no Brasil, oferecendo a bebida a amigos que visitavam a família. Paralelamente crescia a produção de vinhos e espumantes na cidade de Garibaldi e isto incentivou os moradores a organizarem a 1o Exposição de Uvas de Garibaldi, que se realizou em 1913. Não por acaso, um dos produtos feitos por Manoel Peterlongo Filho, o “moscato Typo Champagne”, recebeu a “Medalha de Ouro”, sendo considerando o primeiro registro oficial da bebida elaborada no Brasil.

Com o prêmio vieram novas aspirações daquele imigrante e em outubro de 1915 foi criado oficialmente o Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo S/A, homenagem ao único filho homem da família. Os negócios prosperaram e a indústria exigiu mais espaço e tecnologia. A primeira parte da construção da vinícola contemplou dois pavilhões, a cave subterrânea em pedras basálticas e o castelo que seguiu os padrões da região de Champagne (França), passando a ser a moradia da família. A segunda parte foi a ampliação de mais quatro pavilhões. Na época de sua construção, as caves da vinícola foram projetadas com o objetivo de remontar o ambiente ideal para a preservação dos champagnes, aproveitando o vento minuano que o túnel captava para manter a temperatura estável em seu interior.

A Peterlongo foi idealizada e inspirada na elaboração de champagnes. Este conceito faz parte da constituição da marca e da memória produtiva do vinho brasileiro. A história da família Peterlongo é a personificação dessa jornada secular que permeia a elaboração da bebida no Brasil. É com o mesmo entusiasmo que moveu seus fundadores, que a atual gestão da empresa continuou a desenvolver sua história objetivando ampliar o foco nos produtos finos, oferecendo hoje um portfólio com mais de 60 produtos.

Tendo como meta a qualidade e a excelência dos produtos, a empresa ampliou e reformulou suas linhas de vinhos e espumantes. Além da Champagne Elegance, linha ícone da marca, os vinhos também ganharam atenção com o lançamento da Linha Armando Winemaker Signature, envelhecidos por 18 meses em barricas de carvalho francês. Ampliou a linha Armando Memória, composta por varietais com passagem por barricas de carvalho, além da linha de vinhos jovens finos – Terras – elaborados em diversos terroirs nacionais e internacionais. O portfólio ainda possui duas linhas de sucos de uvas integrais.

Convidamos você a conhecer esta vinícola emblemática que hoje celebra seus 105 anos
de tradição e dedicação à vitivinicultura nacional!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos