Peterlongo Vita Sur Lie

Peterlongo Vita Sur Lie

Peterlongo Vita Sur Lie

Um espumante que conta uma história de mais de 104 anos. Essa é a proposta do Peterlongo Vita Sur Lie. Um espumante em sua forma mais bruta, criado conceitualmente para a história do imigrante italiano Manoel Peterlongo que, em 1913, elaborou o primeiro espumante do Brasil.

 Peterlongo Vita Sur Lie é um espumante nature, elaborado com 75% de uvas Chardonnay e 25% de Pinot Noir, cultivadas nos vinhedos de Garibaldi, na serra gaúcha. Envelhecido por 60 meses sem dégorgement – e consequentemente, sem de licor de expedição – essa bebida continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é do apreciador.

Isso é possível graças a uma técnica chamada sur lie, que permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa. Ao contrário de outros métodos, nesse caso, as leveduras que agem na transformação do vinho em espumante não são retiradas ao final do processo, ocasionando diversas transformações químicas e enzimáticas resultando em novos aromas e novos sabores ao longo dos anos.

 Chamado de Método Ancestral, ou Método Rural, esse é o processo original com que os espumantes eram elaborados e que deixou de ser usado pelos produtores. Ou seja, é o espumante para quem busca uma experiência sensorial única e exclusiva. Já que o primeiro lote terá apenas 1000 garrafas.

 

Características do Peterlongo Vita Sur Lie

Além de exclusivo, Peterlongo Vita Sur Lie é um espumante complexo, com visual amarelo ouro e pouca efervescência devido a turbidez natural, característica da não realização do dégorgement.

 Seus aromas são igualmente complexos e evoluídos, persistentes, remetendo à manteiga e pão tostado, sementes como amêndoas, além de frutas tropicais como abacaxi e banana e de fermento de pão. Já no paladar, a bebida tem bom volume, acidez expressiva com certa cremosidade.

 Servido a uma temperatura que varia de 6º a 8ºC, Peterlongo Vita Sur Lie é ideal para acompanhar canapés à base de pescados, frutos do mar temperados e assados. Também é perfeito com culinária japonesa ou carne suína grelhada.

 

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos