Pinot Noir, a uva tinta mais complexa

Pinot Noir, a uva tinta mais complexa

Pinot Noir, a uva tinta mais complexa

Uma das uvas mais antigas do mundo, a Pinot Noir é conhecida por suas peculiaridades. Utilizada principalmente na fabricação de espumantes, essa é uma uva tradicional da região da Borgonha, na França, e é considerada por muitos como a mais elegante entre todas as uvas.

A verdade é que, entre todas as uvas tintas, a Pinot Noir é a mais delicada e complexa. Por ser muito sensível a variações como as de clima ou de solo, cultivá-la fora de sua terra natal é um desafio que exige conhecimento e técnica.

No entanto, países como Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia e, claro, o Brasil, vêm há algum tempo se destacando na elaboração desse tipo de vinho, contribuindo para a Pinot Noir seja cada vez mais conhecida, especialmente dos brasileiros.

As principais características da Pinot Noir

A Pinot Noir possui uma série de características que fazem dela uma uva especial. A primeira delas é a sua casca fina. Isso contribui para que se resulte em sabores mais delicados e uma coloração vermelha menos intensa.

Considerada o contraponto da Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir produz vinhos mais leves e com mais aromas. Os mais comuns são de amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas. Quando atingem a maturidade, em torno de 8 a 10 anos, apresentam também alguns toques de aromas terrosos, lembrando cogumelos ou raízes.

De uma maneira geral, o sabor e o aroma dessa uva vão depender muito de onde ela foi cultivada. Por falar em cultivo, como mencionamos no início, a Pinot Noir é muito delicada. E os mesmos cuidados extremos usados no cultivo também são necessários no processo de vinificação. E é justamente isso que faz dela uma uva tão valorizada.

Espumantes

Apesar de ser muito associada a bons vinhos, a Pinot Noir também é base para a produção de espumantes. Sua utilização para esse fim começou ainda com Dom Pérignon, considerado o precursor do espumante. Por apresentar taninos mais suaves, o sabor da Pinot Noir é predominantemente fresco, delicado e elegante, um varietal perfeita para a elaboração desta bebida.

Um exemplo de bebida produzida a partir de uvas Pinot Noir é a Elegance Champagne Brut da Vinícola Peterlongo. Elaborada a partir do Método Champenoise (Tradicional), é uma bebida de aspecto visual rico, de coloração amarelo ouro com reflexos dourados e perlage fino, elegante e intenso. Oferece paladar balanceado, boa cremosidade, moderada quantidade de açúcar e equilíbrio entre acidez e álcool. É uma bebida que harmoniza com diferentes possibilidades: de pratos frios a peixes e carnes brancas, queijos jovens a massas com molhos leves. Com a Pinot Noir também são produzidos o Elegance Nature, Privilege Extra Brut, Privilege Brut, Presence Brut Rosé (100% Pinot Noir) e Terras Rosé (100% Pinot Noir).

 

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes