Por que você precisa degustar o Prosecco Peterlongo

Por que você precisa degustar o Prosecco Peterlongo

Por que você precisa degustar o Prosecco Peterlongo

É muito normal se confundir ou não lembrar de todos os tipos de vinhos, afinal, existe uma infinidade de opções no mercado, para diferentes ocasiões. Nesse post de hoje, vamos falar um pouco sobre um nome bem conhecido entre as bebidas provenientes da uva: o vinho Prosseco. A bebida possui toda uma mística ao seu redor, muitas vezes fazendo com que as pessoas deixem de apreciá-lo por falta de conhecimento, ou até mesmo pelo receio do sabor que vai encontrar dentro da garrafa.

A princípio Prosecco era um tipo de uva nativa da Itália que se disseminou pelo mundo. Há pouco tempo o Prosecco recebeu uma denominação de origem semelhante a do champagne na França. Dessa forma, o termo Prosecco fica reservado para a região italiana produtora do vinho, que além Vêneto, agora também inclui as áreas do Friuli, onde a uva recebeu o nome de “Glera”.

O espumante elaborado de Prosecco ou Glera geralmente é produzido pelo método charmat, em que a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox, as chamadas autoclaves com temperaturas e pressão controladas. Esta variedade se adaptou muito bem aos solos brasileiros, devido às noites de verão possuírem temperaturas amenas, o que ajuda a preservar a acidez das uvas, fundamental para produzir um bom espumante.

Esta uva tem por característica o desenvolvimento de um espumante com aromas joviais e leves, tais como pera, pêssegos, flor de laranjeira. É extremamente agradável ao nosso paladar por ser leve e versátil e acompanha muito bem pratos de entradas e petiscos leves.

Espumante Prosecco Peterlongo

O Espumante Prosecco Brut Peterlongo é elaborado pelo processo Charmat, exclusivamente com uvas Prosecco/Glera. Apresenta toda a tipicidade que essa uva de origem italiana manifesta na vinificação de espumante. Possui um perlage fino e persistente. As características de frescor desta variedade permitem um espumante leve, de cor amarelo palha e reflexos dourados. Bebida refrescante, ideal para dias com temperaturas mais altas, o Prosecco Peterlongo deve ser servido com a temperatura entre 5°C e 8°C, preferencialmente, tendo a garrafa resfriada em um recipiente com gelo.

ebook-espumantes

Com coloração em tom de amarelo palha e reflexos esverdeados, a bebida oferece um perlage fino, intenso e consistente para seus apreciadores. Seu aroma característico da variedade Prosecco/Glera, oferece aromas cítricos que lembram principalmente lima e flor de laranjeira. Seu sabor com acidez equilibrada, cremoso e agradável fazem do Espumante Prosecco Peterlongo um dos rótulos mais premiados da marca.

Reconhecimento pela qualidade

No ano de 2016, o Espumante Prosecco Peterlongo Brut recebeu duas importantes premiações, que ressaltam a qualidade das bebidas produzidas pela vinícola. No 13º Concurso Internacional de Vinos y Licores Vinus 2016, que integra o Ranking Mundial Wine 2016, o rótulo recebeu a Medalha de Doble Oro. Participaram do concurso mais de 450 amostras de 17 países, avaliadas por um grupo de 42 jurados. A cada edição, o concurso Vinus reúne profissionais da enologia, sommeliers, jornalistas e amantes do vinho para avaliarem amostras de diversos lugares do mundo, conhecendo as particularidades de diferentes terroirs.

Outro reconhecimento foi com a premiação máxima no concurso bianual Internacional de Vinhos e Licores “La Mujer Elige”, em sua 12ª edição, realizado em Mendoza, na Argentina, que possui apenas mulheres como degustadoras, com a missão de selecionar os melhores representantes das categorias de vinhos e espumantes. Em 2016, participaram do concurso vinhos de 162 vinícolas de 19 diferentes países. Já em 2017, o Peterlongo Prosecco Brut faz parte de um grupo seleto dos vinhos mais premiados do Brasil, na lista divulgada pelo World Ranking of Wines & Spirits.

Confira nossa carta e confirme a qualidade dos rótulos Peterlongo. Compartilhe conosco suas experiências com degustação de Prosecco. Se quiser saber mais sobre o processo de produção que diferencia Espumantes de Champagne e Prosecco, clique aqui.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes