Qual a maneira correta de servir um espumante?

Qual a maneira correta de servir um espumante?

Qual a maneira correta de servir um espumante?

A primeira coisa que vem a nossa cabeça quando pensamos em espumante são as festas de final de ano, em que tradicionalmente a bebida tem seu lugar garantido na mesa das confraternizações familiares, nem que seja apenas para o momento do brinde. A ideia de que este tipo fino de vinho tenha um apelo de riqueza, sendo consumido em residências ou restaurantes de alta classe, vem mudando com o passar dos anos. Tudo isso graças ao crescimento da produção de espumantes nacionais. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), cerca de 80% de espumantes comercializados no Brasil são produzidos em terras tupiniquins.

Sem medo de ser feliz

Mais do que a quebra de um paradigma, a presença do espumante na mesa dos brasileiros é uma questão de hábito. E essa falta de conhecimento sobre o manuseio do produto pode causar algumas experiências não muito agradáveis na hora de apreciar a sensação das perlages explodindo na boca. Por isso, para que você possa apreciar seus espumante Peterlongo da melhor maneira possível, vamos listar algumas dicas para que você crie gosto pela bebida e torne essa experiência inesquecível.

Atenção aos detalhes

Apesar de ser produzido há séculos, o espumante ainda mantém sua classe, sabor refinado e fragilidade. Sendo assim, até mesmo a maneira com que você abre a garrafa pode interferir no seu sabor. Fique atento a detalhes como conservação e temperatura para aproveitar o melhor que esta bebida pode lhe oferecer:

  • Temperatura correta: apesar de ser costumeiro levarmos a garrafa ao refrigerador, os espumantes devem ser servidos com a temperatura entre 6°C e 8°C. O detalhe é que ao invés do congelador, o ideal seria deixar a garrafa em um balde com gelo e água, assim não haveria interferência no seu sabor, já que a garrafa estará com uma temperatura uniforme;
  • Cuidado ao abrir: este talvez seja o momento de maior tensão. Primeiro, retire com cuidado o material que envolve a rolha. Segundo, segure firme a garrafa para não derrubar e estragar o momento. Terceiro, movimente a rolha com cuidado até que ela comece a sair da garrafa. Depois, empurre a rolha com o polegar para que ela saia naturalmente. Aí é só brindar! Mas cuidado para que a rolha não atinja o rosto de alguém, afinal, você não quer estragar o momento;
  • Taças transparentes: opte pelas taças transparentes para que o movimento das perlages possa ser apreciado. A taça ideal deve ter o formato alongado para uma melhor degustação. Sirva em pequenas quantidades e segura a taça pela haste para que a bebida não esquente com o calor das mãos;
  • Quer estourar: se o seu intuito é extravasar e comemorar informalmente, fique a vontade. Mas, tenha a consciência de que ao estourar a garrafa, todo o líquido que vaza da embalagem, vai interferir no sabor original do espumante. Cuidado mais uma vez, pois, uma garrafa tem mais gás no seu interior do que um pneu de carro. Evite acidentes!

Seja em uma celebração de final de ano, festa, jantar romântico ou com os amigos, prefira os espumantes Peterlongo. Temos diversas opções disponíveis para combinar com o seu momento ideal. Aproveite a experiência e brinde a felicidade.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes