Qual o vinho ideal para cada ocasião?

Qual o vinho ideal para cada ocasião?

Qual o vinho ideal para cada ocasião?

Com a proximidade do inverno, já está na hora de você dar uma boa analisada na sua adega particular e se preparar com um estoque de rótulos adequados para as mais variadas situações, pois o vinho cai muito bem em qualquer tipo de momento, seja um jantar romântico, uma comemoração, um momento descontraído com os amigos, ou simplesmente para você degustar de uma taça sozinho e refletir sobre a vida. Não se trata apenas de uma precaução porque o inverno está batendo a porta, e sim para aproveitar melhores preços de mercado e pelo simples motivo de estar preparado quando surgir uma ocasião importante que merece ser saboreada com um bom vinho. Entretanto, você pode escolher o rótulo usando vários critérios, como cardápio, gostos pessoais, clima, momento. Enfim, cada situação exige um sabor diferente, e é isso que vamos mostrar pra você. Confira nossas dicas e surpreenda ainda mais com o vinho ideal para cada momento.

Romântico sabor

Jantar romântico e vinho foram feitos um para o outro, isso não é mais novidade para ninguém, mas algumas situações merecem atenção, pois o seu plano de tornar aquele momento inesquecível pode ir por água abaixo. Apesar de ter um grande número de consumidores, o vinho ainda não leva a maioria na preferência dos palatos. Caso seu/sua amada (o) não seja adepta (o) a bebida, você precisa ir com calma. Escolha os rótulos com sabor mais adocicado, evitando sabores mais encorpados e marcantes. Se a pessoa amada for apreciadora da bebida, o ideal é combinar a bebida com o prato a ser servido: com carne vermelha, opte pelo Varietal Merlot. Com peixe, um Sauvignon Blanc. Ambos da saborosa linha Terras da Peterlongo.

Amigos e vinho

Apesar da bebida fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, o vinho tem na sua essência o simbolismo de confraternização com pessoas especiais, ainda mais se for aquela reunião divertida e leve com os amigos. Se reencontrar muitas das pessoas que fizeram parte da sua vida é nostálgico, imagina esse sentimento regado a um bom vinho? Tem como ser melhor? Claro que tem, especialmente se você conseguir agradar a todos os que estão a sua volta nesse momento. Neste caso, leve em conta vários aspectos, como se o cardápio servido é para o almoço ou jantar. Você pode iniciar o encontro com um Sauvignon Blanc com seu sabor levemente frutado e ácido. Depois passe para um tinto mais encorpado.   

Programa em família e vinho

Se sua família for mais tradicional e ligada fortemente a origens dos seus antepassados, você pode surpreender com vinhos originários de local semelhante ao seu berço familiar ou que remete aos seus antepassados. Neste caso, o melhor é analisar o cardápio do almoço ou jantar para poder fazer harmonizações agradáveis da bebida, principalmente com as carnes e molhos que serão servidos. Se você ainda não se sente seguro na hora de definir o vinho ideal, opte por escolher sem arriscar muito. Um rótulo interessante para esse tipo de ocasião, já que o prato pode ajudar, é o Cabernet Sauvignon. É versátil e bom para harmonizar com muitas variações de pratos de carnes vermelhas e aves.

Nossas vidas são repletas de datas importantes e momentos inesquecíveis, por isso, escolha os vinhos Peterlongo para brindar cada episódio que mereça uma boa taça. Acesse nosso site, confira nossa carta completa e brinde a felicidade.

E-book Vinhos

Você lembra de algum vinho especial que tenha feito parte da sua vida? Compartilhe conosco suas experiências e sugestões de tipos de vinhos para cada ocasião.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes