Qual a taça ideal para degustar um espumante?

Qual a taça ideal para degustar um espumante?

Qual a taça ideal para degustar um espumante?

Quando você chega a algum local e se depara com diversos modelos de taças, a ideia que se tem é de que os diferentes formatos do recipiente não passam apenas de uma sofisticação desnecessária, e que a bebida pode ser apreciada em qualquer tipo. Você pode degustar a bebida no modelo em que preferir, mas cada tipo de taça é específico de um vinho. Além de servir como um belo adorno em mesas, cristaleiras ou adegas, cada taça foi criada para que a bebida seja apreciada com maior riqueza de paladar e olfato.

No caso do espumante, ele é uma bebida elegante e prazerosa de ser degustada. Para usufruir de todas essas particularidades da bebida, escolher a taça certa na hora de servir seus convidados pode fazer toda a diferença. A partir do seu formato, ela permite um melhor aproveitamento do seu aroma e preserva a bebida na temperatura adequada. Por isso é importante saber qual a taça certa para servir o seu espumante favorito.

Antes da taça, a preparação

O espumante é uma bebida elegante e delicada, sendo assim, antes de preocupar-se em qual tipo de taça irá servi-lo, ele precisa de uma atenção especial na preparação que antecede sua degustação. Clique aqui e aprenda a maneira correta de servir um espumante.

Taça flûte

Sempre que tiver a opção de escolha no momento de servir o espumante, opte pelas taças estilo flûte, do francês flauta. Seu formato alongado e de corpo maior valoriza as perlages (borbulhas) presentes na bebida. Esse formato, com a boca mais estreita, ajuda a conservar a perlage e realça a fragrância, direcionando o aroma direto para seu nariz e o líquido para a parte superior da língua.

Segure sempre pela haste, para que a temperatura da mão não fique em contato com o espumante, para que o seu sabor não seja alterado. Sirva lentamente para que o gás não se perca. Se preferir, incline levemente a taça, para que o líquido escorra de maneira mais suave. Quanto ao material, no mercado esse modelo pode ser encontrado tanto em cristal, vidro, ou acrílico. Prefira materiais com maior transparência para que a movimentação das borbulhas possa ser apreciada visualmente também.

Mas lembre-se, taça e espumante estão em temperaturas diferentes. Esse modelo possui uma boca menor e a bebida forma espuma, portanto, sirva com calma. O ideal é preencher com a quantidade de um dedo e esperar por alguns segundos. Depois, sirva até dois terços da taça. Agora é só aproveitar o momento e degustar de um delicioso espumante Peterlongo.

Confira nossa carta de espumantes no site e escolha o seu preferido. Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua experiência, deixe seu comentário.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes