Quando usar o decanter?

Quando usar o decanter?

Quando usar o decanter?

O decanter muitas vezes pode parecer uma peça decorativa, sem uma função definida. Porém, muitos especialistas afirmam que este objeto desempenha um papel fundamental para aflorar as melhores características do sabor e do aroma do vinho. 

O decanter surgiu na Grécia Antiga e era feito de materiais como bronze, prata, ouro ou cerâmica. Como o vinho era armazenado em grandes ânforas, este objeto tinha a função de ser um recipiente intermediário para servir a bebida para as pessoas.

Hoje, o decanter é produzido de vidro ou cristal e conta com duas principais funções básicas: ele ajuda a separar sedimentos resultantes da ação do tempo em vinhos mais antigos. Isso acontece porque ao transferir lentamente o líquido da garrafa para o decanter, é possível manter as borras na garrafa.  

A outra função diz respeito à oxigenação do vinho, pois o objeto facilita o processo de liberação dos aromas da bebida pouco antes de ela ser apreciada. O decanter ajuda a arear o vinho, o que faz com que seus aromas sejam mais bem notados, os seus taninos fiquem mais macios e o álcool menos presente. Segundo a regra básica, vinhos jovens não devem passar de 30 minutos no decanter. Já vinhos com mais de 4 anos devem demorar um pouco mais. Vinhos mais antigos não precisam de muito tempo no decanter, pois seu processo de aeração se completa na própria taça. 

Dentre tantas opções que existem hoje em dia no mercado, escolher o seu decanter pode parecer um desafio. Porém, é importante focar em alguns pontos principais:

  1. O decanter deve ser fabricado de vidro ou cristal transparente, para que seja possível observar as cores do vinho.
  2. Cuidado com a capacidade do seu decanter! Um dos objetivos desse objeto é aerar o vinho, então o decanter deve ter espaço para o vinho e também para a troca de ar. 
  3. Decanter com tampa podem ser uma boa pedida para os vinhos mais sensíveis, pois limita as trocas de ar e mantém os aromas por mais tempo.

Lembre-se que a bebida tem que manter a temperatura resfriada e é importante que ela não esquente durante a decantação. Dessa forma, a qualidade do vinho será preservada.

Conheça a nossa grande variedade de vinhos em nossa loja online! Para acessar, clique em loja.peterlongo.com.br.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos