Três motivos para tomar vinho no inverno

Três motivos para tomar vinho no inverno

Três motivos para tomar vinho no inverno

Sabemos que não é preciso motivos para beber vinho, mas, cá entre nós, degustar uma boa taça nas noites mais frias faz a bebida ficar ainda mais deliciosa, não é mesmo?

Ninguém resiste à um bom vinho quando a temperatura cai, tanto nos encontros românticos, quanto nas reuniões familiares. Degustada com amigos ou até mesmo sozinho, a bebida harmoniza com os pratos mais encorpados típicos do inverno, como sopas, fondues, massas, risotos e carnes, além de ser um ótimo acompanhamento para assistir filmes e alegrar conversas.

As razões são muitas, mas listamos aqui apenas 3 motivos para tomar vinho no inverno.

Harmoniza com pratos típicos do inverno

Como já falamos, o vinho é a principal bebida quando pensamos em combinações gastronômicas do inverno.

Pizzas combinam bem com vinhos mais encorpados, como por exemplo o Cabernet Sauvignon. Fondue de queijo pede tintos como o Merlot . Se a pedida for um churrasco, cada carne harmoniza com um tipo: maminha e fraldinha com Merlot e contrafilé com os Tannats, por exemplo.

Nos dias mais frios, a tradicional noite de vinhos e queijos é uma ótima pedida para receber os amigos. Harmonize gorgonzola com uma boa taça de Cabernet Sauvignon ou Tannat.

Já na sobremesa, a dica de harmonização é com o vinho espumante moscatel, que cai bem com qualquer tipo de doce. Vinhos fortificados e adocicados são ótimas companhias de entrada e de saída nas refeições no inverno, além de ser companhia também de um bom papo durante a noite inteira.

Esses são só alguns exemplos de harmonizações que podem ser feitas com vinho e espumante durante os jantares e recepções na estação mais fria do ano. Na hora de planejar seu jantar, não deixe de avaliar uma boa carta de vinhos e pesquisar as melhores combinações.

Traz benefícios para a saúde

Quando consumidos da maneira e na quantidade correta, o vinho traz benefícios comprovados para a saúde. Devido aos inúmeros estudos desenvolvidos atualmente, sabemos que a bebida contém uma mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis, chamadas polifenóis, que podem afetar positivamente muitas funções do nosso organismo.

Ingerir a bebida pode auxiliar no sistema imunológico, melhorar a saúde do coração, ajudar no condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida, não só pelo sabor e prazer que sentimos ao degustar, mas também pelos benefícios.

Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção, mobilidade e capacidade de entender na meia-idade.

Aquece!

Provavelmente, você já percebeu que ao consumir uma certa quantidade de vinho, sentimos a sensação de aquecimento do corpo, não é mesmo? Isso acontece porque o vinho, assim como toda bebida alcoólica, age como um vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e causando o aquecimento da periferia do corpo – o que gera a sensação de esquentamento.

Isso, biologicamente, pode ser apenas uma sensação, mas já faz com que a experiência de degustar um bom vinho durante os dias frios seja ainda mais agradável.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes