Tudo sobre a uva Merlot 

Tudo sobre a uva Merlot 

Tudo sobre a uva Merlot 

Descendente da casta francesa Cabernet Franc e meio-irmã das famosas Carmenère e Cabernet Sauvignon, a uva Merlot é, atualmente, uma das variedades mais conhecidas do mundo. Seu primeiro registro é do ano de 1784, na França. Desde então, vem conquistando apaixonados por vinho, graças a suas características. 

Hoje, seu país de origem continua sendo o maior produtor desta uva. Só na França estão cerca de dois terços da sua produção mundial. A região de Bordeaux, por exemplo, dedica em torno de 56% dos seus vinhedos para a produção de Merlot. No entanto, seu cultivo também já se espalhou pelo mundo. Alguns países como Itália, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Canadá, África do Sul e Brasil também se dedicam a essa variedade.

Seu parentesco com a Cabernet Sauvignon está refletido em algumas características de cultivo, que são semelhantes. Assim como a meia-irmã, a Merlot também tem boa adaptabilidade a diferentes solos, terroirs e climas. Suas cepas se desenvolvem bem tanto em solos rochosos e áridos como nos argilosos. E sua produção é boa tanto em climas quentes quanto nos mais frios e úmidos.

Características da uva Merlot

Suas características principais são os cachos de tamanhos médios; a coloração azul violácea profunda; a pele fina; o baixo nível de tanino e acidez; a grande concentração de açúcar e álcool; e a suavidade. O resultado são vinhos igualmente equilibrados e elegantes que, no entanto, podem ter características distintas dependendo de onde são cultivadas. 

 

Sua cor, aliás, é o que dá origem ao seu nome, já que uma das histórias diz que Merlot é derivado do nome de um pássaro preto muito comum na França. Chamado de “pequeno merle” ou “melro”, em francês, o pássaro teria uma cor muito semelhante a das uvas quando maduras. Outra teoria diz que os melros gostam muito de comer essa variedade de uva antes da colheita. 

 

Entre os aromas resultantes da Merlot, o destaque fica para as frutas negras, como ameixa e jabuticaba e baunilha. Outra característica interessante dos vinhos produzidos a partir da Merlot é a sensação macia e bastante aveludada. 

 

A maciez em boca, inclusive, é o faz dela uma uva perfeita para equilibrar os traços de outras variedades. É por isso que ela é muito usada na elaboração dos chamados  vinhos de corte, em que há assemblage de uvas. Sua combinação com a co-irmã, Cabernet Sauvignon, resulta em vinhos fantásticos.

 

Harmonização

A harmonização com vinhos Merlot permite várias possibilidades. É uma bebida que harmoniza com carnes assadas e de caça, massas com molhos encorpados. Com queijos, aposte nos cremosos como os Camembert e o Brie, nos semiduros Gouda e Gruyère e até mesmo com um Grana Padano ou Parmigiano Regiano.

 

Vinhos Peterlongo Merlot

A Peterlongo elabora o Armando Memória Merlot ou mesmo o Terras Varietal Merlot. Ambos são produzidos pela Peterlongo exclusivamente com uvas desta variedade. 

O primeiro, é um tinto encorpado potente, macio e marcante. Com uma complexidade de aromas que lembra frutas vermelhas secas, geléias, baunilha e manteiga. Aveludado e com taninos bem equilibrados. Já o Terras Varietal Merlot possui taninos relativamente macios, um bom corpo e acidez equilibrada, ideal para ser apreciado ainda jovem e a qualquer momento. 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes