Tudo sobre a uva Syrah

Tudo sobre a uva Syrah

Tudo sobre a uva Syrah

Se existe uma variedade de uva cercada de lendas, essa variedade é a Syrah. Considerada uma das mais antigas do mundo – talvez a mais antiga -, sua origem data da antiguidade. No entanto, esse surgimento envolve, pelo menos, três histórias diferentes. 

A primeira diz que essa uva veio da Sicília, na Itália; outra, garante que ela é originária da cidade de Shiraz, território do antigo império persa, e teria chegado à França levada pelos cavaleiros das cruzadas; por fim, a versão mais plausível diz que essa é uma uva genuinamente francesa, uma espécie de descendente de outras variedades do país. 

Independente de qual versão você preferir, a verdade é que a uva Syrah encontrou no sul da França, mais precisamente na região do Vale do Rhône, as condições ideias para crescer, se desenvolver e se tornar uma das principais castas atualmente. 

Hoje, no entanto, ela não é mais uma exclusividade da França e está presente ao redor do mundo todo, em países como Chile, Estados Unidos, Austrália e África do Sul. Inclusive no Brasil, que mantém alguns vinhedos na Campanha Gaúcha, no Vale dos Vinhedos e até no Nordeste. 

 

Características da uva Syrah

Uma das principais características da uva Syrah é a coloração, um vermelho exuberante e intenso. Em função disso, os vinhos produzidos a partir dela tendem a ser bastante profundos e escuros. Aliás, a Syrah é uma uva de muita personalidade. E, apesar de apresentarem variações conforme a região em que são produzidos, os vinhos dessa variedade tendem a apresentar bom corpo, sendo potentes e cheios de sabor. 

Outra característica interessante da Syrah é que ela se adapta facilmente a diferentes solos e climas por isso é encontrada em diferentes países com suas peculiaridades. Além disso, também é uma uva de ciclo tardio. 

No quesito aromas, a Syrah também é intensa. Suas principais notas variam entre frutas negras, violetas e azeitonas. Também estão presentes especiarias picantes, como as pimentas. Em alguns casos, com o tempo, esses aromas podem evoluir para notas terrosas ou defumados. 

Ou seja, os vinhos elaborados a partir da Syrah podem ser muito variados, indo dos robustos aos mais leves, dos exóticos aos mais simples, dos mais envelhecidos aos jovens. No entanto, todos possuem sabores emblemáticos e imponentes, que harmonizam bem com pratos ricos em sabores como assados de cordeiro, carne bovina, aves e queijos amarelos.

 

Vinho Peterlongo Terras Syrah

Quem quiser experimentar toda a intensidade de um vinho elaborado a partir da uva Syrah, pode degustar o Vinho Peterlongo Terras Syrah. Elaborado a partir de uvas exclusivamente dessa variedade, selecionadas no Vale Central, Chile. Todo o processo de vinificação ocorre de forma a preservar o máximo de aromas típicos dessa uva. O resultado é um vinho jovem e agradável. Aprecie! 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes