Tudo sobre a uva Tannat

Tudo sobre a uva Tannat

Tudo sobre a uva Tannat

A uva considerada símbolo do Uruguai – onde também é conhecida por Harriague – é, na verdade, francesa. Assim como a Merlot e a Pinot Noir, a Tannat também tem origem na França, em uma região localizada na base dos Pirineus, chamada Madiran. No entanto, foi no país vizinho que essa casta se tornou conhecida e dali ganhou os quatro cantos do mundo.

Hoje, o Uruguai é o maior produtor dessa uva no mundo. Ao todo, a variedade ocupa em torno de ⅓ das plantações no país. Além dele, Brasil, Argentina, Itália, Estados Unidos, Bolívia e Austrália, também se dedicam ao cultivo da Tannat, que ganhou esse nome devido a sua alta concentração de taninos. 

Aliás, essa é uma das características que faz dela uma uva muito utilizada em cortes, principalmente com as conhecidas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, resultando em bebidas ricas em aromas e sabores. 

 

Características da Tannat

Além dos taninos marcantes, algumas outras características fazem da Tannat uma uva especial. Uma delas é o fato de seus cachos terem tamanhos que variam de médios a grandes, sendo também compactos e cilíndricos. Esse formato faz com que exista não apenas uma grande concentração de cor na casca, o que explica a intensa coloração característica dos seus vinhos. 

A Tannat também possui um ciclo médio a longo de maturação, consegue se adaptar a diferentes regiões, porém em regiões mais secas são as mais adequadas. Além disso, é uma das castas mais ricas em polifenóis.

Em geral, os vinhos produzidos a partir da Tannat são frutados, com grande complexidade e equilibrados. Eles também costumam ter aromas acentuados, apresentando notas de frutas negras maduras, com um toque que remete a couro ou especiarias. Quando envelhecidas em barris de carvalho, podem adquirir nuances de chocolate, baunilha, café e coco e aromas de frutas vermelhas. 

Por seus taninos marcantes, os vinhos Tannat são perfeitos para acompanhar carnes mais gordurosas e pratos mais condimentados e encorpados. Para a sobremesa, são bebidas que harmonizam bem com doces à base de chocolate amargo. Uma ótima escolha para quem quer equilibrar a dieta. 

Vinhos Peterlongo Tannat

Como sugestão para quem deseja apreciar toda a riqueza de um vinho Tannat, a Peterlongo apresenta duas opções: o vinho Terras Varietal Tannat e o vinho Armando Memória Tannat. O primeiro, caracteriza-se por ser um vinho com boa estrutura e bom volume em boca e aromas complexos.

Já o Armando Memória Tannat é elaborado exclusivamente com uvas desta variedade, oriundas de duas grandes regiões vitivinícolas do Rio Grande do Sul:  Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, assegurando a qualidade e complexidade desse varietal. É uma bebida encorpada e com taninos marcantes e equilibrados.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes