Vinhos ideais para o verão

Vinhos ideais para o verão

Vinhos ideais para o verão

Verão combina com sol, praia, férias e…vinho! Apesar de muita gente associar a bebida com o inverno, dá sim para consumir vinho durante os dias mais quentes. O único segredo é escolher o tipo certo de bebida, já que existem rótulos e tipos de vinho que são ideais para esta época do ano e vão desde os mais leves e com notas mais suaves até os tintos.

Quer saber que vinhos são esses? Separamos algumas dicas para você degustar sua bebida preferida também durante a estação do calor! 

Vinhos brancos e espumantes

Se o vinho tinto é o preferido do inverno, o verão é a época de reinado dos vinhos brancos e dos espumantes. Leves e refrescantes, essas bebidas combinam bem, não apenas com os dias mais quentes, mas também com os pratos mais consumidos nesta época. São vinhos com menor teor alcóolico, mais secos, jovens e menos encorpados.

Um bom exemplo é o Espumante Prosecco Brut Peterlongo. Elaborado pelo processo Charmat, exclusivamente com uvas Prosecco/Glera, esse vinho possui um perlage fino e persistente. As características de frescor desta variedade permitem um espumante leve, de cor amarelo palha e reflexos dourados.

O ideal é que esse tipo de bebida seja servido entre 5 e 8°C. Harmoniza com tudo! Outra boa sugestão é utilizar o espumante como base para drinks que sugerimos aqui. 

Vinho frisante

Com menor teor alcóolico e menor quantidade de gás carbônico que o espumante, o vinho frisante  também é bastante procurado durante o verão. O motivo não poderia ser outro: é leve, jovem, equilibrado e refrescante, perfeito para o calor.

Uma sugestão é o Frisante Presence Branco da Peterlongo possui aroma fino e agradável, que lembra flores e frutas. É um vinho harmônico, jovem e refrescante ao paladar que pode ser servido a temperaturas que variam de 6 a 7°C.

Assim como os espumantes, os frisantes também acompanham refeições leves, como frutas, saladas, quiches e suflês e também podem servir de base para bons drinks.

Vinhos Rosé

Os vinhos rosés são elaborados a partir da uva tinta. Servidos a uma temperatura entre 6 a 8ºC, eles estão conquistando o paladar dos brasileiros.

São ótimos acompanhamentos para pratos delicados, como peixe, petiscos, paella, risoto de camarão e até mesmo para um piquenique. Ideal como aperitivo.

Uma característica que chama muito a atenção nos vinhos Rosé são as cores. Podendo variar do rosa salmão até o rosa cereja, as cores são resultado de técnicas específicas, o qual, a enóloga escolhe conforme o objetivo final. Para alcançar os tons rosé, os vinhos brancos e tintos já vinificados são cuidadosamente misturados para dar origem às colorações. Este método é chamado de corte. É importante salientar que a utilização de corantes ou aromatizantes para a produção de vinhos é proibida. Sendo assim, toda cor e aroma é alcançado através de processos naturais.

Vinhos tintos

Quem não abre mão do vinho tinto não precisa excluí-lo da lista de consumo durante o verão. Para consumi-los no calor, a dica é dar preferência aos exemplares mais jovens, frutados e menos amadeirados. De preferência, eles devem ser consumidos em temperaturas entre 13 e 15°C. Temperaturas menores podem prejudicar o sabor da bebida. E lembre-se: nunca adicione gelo ao seu vinho, já que ele altera as características dele.

No verão, os vinhos tintos combinam bem com embutidos, presuntos, rosbife, massas e queijos pouco gordurosos.

Indicamos o Terras Carmenère, produzido exclusivamente com uvas da variedade Carmenère, cultivadas no Vale Central no Chile. Esse vinho possui delicado e intenso aroma de especiarias, com notas de pimenta preta, além de frutas negras como ameixas e cerejas e até mesmo chocolate. O paladar é, o que proporciona a esse varietal uma agradável e intensa complexidade em boca. Corpo e estrutura pronunciados, acidez equilibrada e taninos macios.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • Conheça nossa linha de Espumantes